sábado, 22 de março de 2014

Covilhete em loiça ratinho Coimbrão

Na feira de Ansião travei conhecimento com uma senhora de Abiul que me confidenciou que a sua avó comia num covilhete de loiça ratinho Coimbrã.
Interessante as gentes darem este nome pomposo.Supostamente dado pelos Duques de Aveiro, senhores de Abiul uma freguesia de Pombal - ,  usariam covilhetes da China e outros  de loiça estrangeira, que o povo por trabalhar  no paço se fidelizou no nome...O Marquês de Pombal quando conseguiu  que os Távoras fossem despojados dos seus bens, e enforcados, nesta terra tudo foi roubado, ainda há poucos anos os antiquários por aqui compravam peças muito boas,uma cómoda em pau santo e,...
  • Ora a gentil senhora explicou o que eu já sabia, nas casas mais pobres todos "picavam" da bacia, alguidar ou palangana  -, em casas mais remediadas só o homem e a mulher comiam num covilhete  como este - um prato sem ser raso mais covo.
  • Covilhete com filete circular ao centro a manganês e outros dois finos da mesma cor antes do filete rosa antes do rebordo.
Decoração simples, de imagem ingénua, o pintor seria pessoa fechada (?), pouco criativa só o preocuparia o trabalho em série...
Visíveis as marcas das trempes na frente e no tardoz,  do estriado do esmalte e algum craquelê por ter sido cozido a alta temperatura que o estalou ao centro ,com isso adquiriu um tom rosado, embora ligeiro, conforme já anteriormente sobre este assunto nos explicou o JS da Oficina da Formiga de Ílhavo.
Este tamanho aparece pouco, tenho trés exemplares.Todos diferentes, já  anteriormente postados.
  • Este o mais pobre em termos decorativos.
Este da coleção da Marília, minha amiga, ainda mais pequeno que a foto documenta, apresenta um filete azul claro seguido de grega na cercadura.


Ao tecer um comentário lembrei-me que me disseram que ao tempo esta loiça era feita debaixo da linha do comboio em Coimbra nas imediações do Choupal, por homens que a fabricavam de noite, pois de dia tinham outros afazeres.

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...