segunda-feira, 17 de março de 2014

Alcobaça a fábrica OAL (?) numa bela taça

Na minha estadia por terras de Sicó agendei a feira de Pombal. Ao chegar aos Ramalhais entrei num denso nevoeiro como julgo nunca assim antes guiei .Foi um dia de calor abrasador e sufocante!

Há tempos que não a fazia. Felizmente a autarquia ao que vi pela entrega de edital -, supostamente nunca se preocupou em dinamizar o evento e em estabelecer regras só fez eclodir uma adesão de feirantes sem crachá  de coleta sendo que a mesma se transformou no tempo numa feira da ladra onde se vende de tudo. Na feira de abril já não vai ser permitido a venda de roupa em 2ª mão e sapatos...
Esqueceram-se das malas!
Abanquei num passeio lateral com pouca visibilidade, pois a clientela e o publico de "mira e anda" só caminham e miram a direito e pouco para estaminés de chão...
  • Quase fracasso as vendas, já as compras foram ótimas.
Na banca da Luísa encontrei esta bela taça em estado impecável muito decorativa onde a palete de cores explode em harmonia exuberante e forte, seja do azul com o laranja e o verde claro.
Algo me prendeu a atenção que no momento não deslindei. Só ontem domingo na feira de Ansião me lembrei que antes já vi esta decoração numa exposição na FIL julgo atribuída a Alcobaça OAL.

 
  • Faz sentido a atribuição atendendo à qualidade do esmalte, o tardoz é magnifico, apresenta uma ligeira marca de carimbo gravada na pasta(?) e  palete de cores é de um período áureo da fábrica.
  • A minha filha adorou a peça...
Mais adorou os dois covilhetes Sacavém com mais de 150 anos que também comprei, e lhe ofereci, para fazer conjunto com o par de travessas da mesma família decorativa-, flores.Mas claro merece honras de post quando for a casa dela e fotografar as quatro peças.


Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...