- Rebordo recortado limitado por fino filete do mesmo tom.
Este brilho amarelado é costume encontrar noutras peças que atribuo ao fabrico de Coimbra(?).
Na net encontrei outro igual-, apenas difere na tonalidade e no rebordo que é liso e ainda das folhas saem arabescos que se enlaçam.
Numa feira registei esta foto, a melhor que pude-., tinha um papel a dizer que era do séc XVIII e foi da coleção de António Capucho. Ainda o vendedor afirmava se tratar fabrico de Estremoz pela exuberância do manganês que igualou aos azulejos marmoreados pombalinos...e que já tinha vendido a um colega uma pequena leiteira ( do molde ao género de Sacavém e VA e outras fábricas produziram que encontrei pintada com cordões de grinaldas e a ponta do bico em ocre.
Numa feira registei esta foto, a melhor que pude-., tinha um papel a dizer que era do séc XVIII e foi da coleção de António Capucho. Ainda o vendedor afirmava se tratar fabrico de Estremoz pela exuberância do manganês que igualou aos azulejos marmoreados pombalinos...e que já tinha vendido a um colega uma pequena leiteira ( do molde ao género de Sacavém e VA e outras fábricas produziram que encontrei pintada com cordões de grinaldas e a ponta do bico em ocre.
- O que reparei de importante nas peças é que aventam hipotese de fabrico de Estremoz ou Coimbra(?) pelos argumentos:
Pintura em grinaldas pintadas por Estremoz e em Coimbra Vandelli também as pintou
Palete de cores: ocre, manganês borra vinho forte, azul celeste e verde
Esmalte anilado/Coimbra da era do Brioso na leiteira
Esmalte translúcido da travessa quinada/Coimbra
A travessa de fabrico mais recente do que a leiteira -, ambas de fabrico de Coimbra (?) sendo a travessa de meados do século XIX , e a leiteira mais antiga.
Na travessa a flor ao meio para mim é de estampa, embora a restante pintura seja manual.
- Embora a foto não seja percetível quis mostra-la aqui para mostrar folhas do motivo central com o limbo também pintado nas folhas do meu prato.
Apresenta um "cabelo com 4 gatos de ferro".
- Será produção do início século XIX (?) de Coimbra(?).
Cor verde e motivo folhas com o limbo dividido em lâminas menores pintado à mão.
Esmalte brilhante com brilho amarelado ao centro que transparece no tardoz.