A minha amiga Isa Saraiva mandou-me um e-mail que me deixou deslumbrada.
- Escultores fantásticos dominam há séculos a arte do recorte preciso da pedra.
O Louvre a deslumbrar..no expoente máximo da escultura, na arte de trabalhar a pedra, em lhe dar vida e emoções-, o olhar desperta a dúvida no acaso ser humano (?) pelo despertar espontâneo de desejo, já que humanos razia-, coisa de poucos...não despertam tal intensidade, por falta de sensualidade e beleza.
- Lorenzo Berdini retrata o sequestro de Perséfone?
- Apenas com 23 anos de idade quando a fez, em 1621
- Monumento ao pai do príncipe Raimondo, Antonio de Sangro (1.685-1757)
O nome italiano do monumento Disinganno é
muitas vezes traduzida como “decepção” mas não no sentido convencional
disso
Em eslavo eclesiástico “A liberdade do feitiço”.
”A liberdade do feitiço” (depois de 1757) de
Franschesko Kvirolo -, a mais famosa de suas obras, pela habilidade em
fazer a rede.
Toda feita numa única peça de mármore e pedra-pomes, Kvirolo foi o único mestre napolitano que aceitou o desafio com o desdém doutros grandes escultores aventarem que a rede iria quebrar em pedaços...
Arte e que arte em modelar um véu sobre um rosto num material que está entre os mais duros do planeta,
o mármore ( mineral de dureza 3 – escala de Friedrich Mohs).
Outro
problema é que o mármore não tem adição. É uma escultura 100% feita por
subtração.
Por isso se diz que para esculpir uma figura, basta pegar num
bloco e “simplesmente tirar tudo que não é a figura dele”.