quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Bule de caldo em faiança atribuído a Coimbra (?)

Encantei-me na banca da Dulce e do Carlos com este bule de caldo na feira da Figueira da Foz.
Irresistível não o trazer comigo.
Fazia parte da coleção de uma senhora que deles se está a desfazer devagarinho...

Só conheço dois formatos-, com o bico na frente  da asa ou de lado como este.
Decoração abstrata, em forma de pétalas de rosa com os estames, pintado em monocromia azul
Julgo não pecar se afirmar que se trata de faiança  dos meados século XIX de Coimbra-, pelas evidências da  textura, esmalte, barro vermelho e delicadeza da peça  seja no bordo recortado, na asa vincada revelada e na graciosidade da pintura da decoração manual .
A peça apresenta-se como se fosse uma chávena semi fechada no tampo -, umas vezes de forma direita, outras em forma de meia lua, e nesta ondulada.
A função desta peça servia para dar caldos  ou leite aos doentes acamados e bebés, antes de haver biberons -, só apareceram os primeiros em vidro em meados de 1824 quando a Vista Alegre começou a fabricar vidro que tinham um  formato em forma de  pipo.
Excelente estado de conservação, apenas ligeira esbeiçadela no rebordo
Asa relevada com nervuras
Peça conotada de coleção, pela raridade. Só as casas abastadas tinham estas peças, não se faziam em série como a loiça "ratinha" usada pelo povo.

4 comentários:

  1. Querida Isa.

    Que bom que fez este poste. Faz um tempo que estou de olho num bule desses, de outas terras e tempos mas do mesmo uso, certamente. Um motivo mais oriental (Imari). O vendedor deu um outro uso em sua explicação e um preço ainda mais estranho para meu bolso.. Mas estou me animando.

    Um abraço.

    ab

    ResponderExcluir
  2. Caro Amarildo muito obrigado pela cortesia da visita. Pois a porcelana da Companhia das Indias é caríssima. Ontem estive numa abordagem da faiança do século XVI/III onde se falou muito dela e da nossa imitação. Havia na assistência um Eng que trabalhou na Nasa nos EUA muito apreciador desta porcelana, um amante e profundo conhecedor.O que deixa evidenciar que estes bules de caldo da nossa faiança também serão imitados, uma forte probabilidade.
    Pois gostei de saber que se está animando, deve ser com o verão...o sol ajuda sempre a superar as faltas!
    Beijos
    Isabel

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela peça de excelência que possui.
    Grata pela partilha.
    😀
    Carmo Lopes

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pela cortesia da visita e pelo elogio à peça.
    Isabel

    ResponderExcluir

Souvenir da Fábrica Cesol de Coimbra

Caneca da Fábrica CESOL de Coimbra anos 50. Pintura monocromática em castanho . Imagem de Nossa Senhora da Rocha dentro de um coração en...