quinta-feira, 6 de março de 2014

Vista Alegre em motivo Cantão Popular

  • Um prato VISTA ALEGRE  pintado ao motivo do Cantão Popular.
Foi a primeira vez que me deparei com um exemplar  numa banca-, eram dois, mas o outro a pintura monocromatica em azul era esbatida. Trouxe este para a minha coleção.
  • Não posso dizer que me apaixonou. Não. acho-o pobre de fundo mui branco e filete no rebordo fino. Esperava mais, até porque a fábrica pintou o mesmo motivo com grande sostificação, bem se calhar foi à posterior, aqui deixou-se influenciar numa pintura muito simplista.

Marcas:  Verde grande fogo, a carimbo. (1922-1947). 
  • Verde mufla, a carimbo. (1924 -1947) o do meu prato





Comparar com originais /Cantão China todos difrentes

2 comentários:

  1. Olá M. Isa,

    Vc sempre com seus "cantões populares" né?

    Ainda vou me informar sobre eles para poder ter algo que se preste para comentar...

    Mas enquanto isso, falo de impressões.
    Toda louça azul e branca já tem bem motivos de ser apreciada.
    Depois estes desenhos que se esfumaçam a quase sumir sob o esmalte (ou verniz não sei. Este vidrado sobre a cor...) são tão atraentes... Estes pratos parecem medalhas de um valor só conhecido por quem sabe decifrá-los... Vc tem mesmo muita razão em apreciar tais louças.

    Obrigado pelos contatos e comentários. Depois te mando um e-mail com as tais perguntas.

    Uma abraço deste cansado (talvez pelo calor mas não queria este frio tb) leitor (mas nunca de seus posts).

    Amarildo

    ResponderExcluir
  2. Caro Amarildo muito obrigado pelo comentário. Estive ausente uma semana sem net por isso só agora foi possivel responder. Ora ainda bem que gostou do prato, imagine que o meu marido na minha ausencia foi à feira da ladra e presenteou-me com várias peças, nomeadamente um prato portugues em cantão deliciosamente belo pelo esmalte brilhante que vou postar um dia destes.Ele sabe o uqe eu gosto, e isso é maravilhoso.
    EStou tão feliz que apeasar de adorar um abraço me despeço com um beijo
    Isabel

    ResponderExcluir

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...