segunda-feira, 17 de março de 2014

Alcobaça a fábrica OAL (?) numa bela taça

Na minha estadia por terras de Sicó agendei a feira de Pombal. Ao chegar aos Ramalhais entrei num denso nevoeiro como julgo nunca assim antes guiei .Foi um dia de calor abrasador e sufocante!

Há tempos que não a fazia. Felizmente a autarquia ao que vi pela entrega de edital -, supostamente nunca se preocupou em dinamizar o evento e em estabelecer regras só fez eclodir uma adesão de feirantes sem crachá  de coleta sendo que a mesma se transformou no tempo numa feira da ladra onde se vende de tudo. Na feira de abril já não vai ser permitido a venda de roupa em 2ª mão e sapatos...
Esqueceram-se das malas!
Abanquei num passeio lateral com pouca visibilidade, pois a clientela e o publico de "mira e anda" só caminham e miram a direito e pouco para estaminés de chão...
  • Quase fracasso as vendas, já as compras foram ótimas.
Na banca da Luísa encontrei esta bela taça em estado impecável muito decorativa onde a palete de cores explode em harmonia exuberante e forte, seja do azul com o laranja e o verde claro.
Algo me prendeu a atenção que no momento não deslindei. Só ontem domingo na feira de Ansião me lembrei que antes já vi esta decoração numa exposição na FIL julgo atribuída a Alcobaça OAL.

 
  • Faz sentido a atribuição atendendo à qualidade do esmalte, o tardoz é magnifico, apresenta uma ligeira marca de carimbo gravada na pasta(?) e  palete de cores é de um período áureo da fábrica.
  • A minha filha adorou a peça...
Mais adorou os dois covilhetes Sacavém com mais de 150 anos que também comprei, e lhe ofereci, para fazer conjunto com o par de travessas da mesma família decorativa-, flores.Mas claro merece honras de post quando for a casa dela e fotografar as quatro peças.


4 comentários:

  1. Querida M.Isa,

    Vc não imagina o quanto eu gostaria de poder andar a caça netas feiras de ladras ou de santas.

    Por aqui estão cada vez mais esvaziadas. Mas tudo tem seu tempo e tanta coisa tem retorno.

    Quanto aos pratos: Que frutas (ou legumes) seriam estas do prato? Desenhos bem retorcidos que lembram plumas de galos...
    E as flores da Sacavem sempre lindas.

    Acabei de postar sobre 3 bilhas que arranjei por estes dias. Nada de especial mas se Vc souber qualquer coisa delas, sobretudo da que traz os putti, me diga.

    Um abração.

    E vou lhe enviar as perguntas por E-mail. Deixa-me animar-me um pouco.

    Amarildo

    ResponderExcluir
  2. Caro Amarildo muito obrigada pela cortesia da visita e pelo comentário. De fato tem razão.Denota ser perspicaz e de inteligência apurada, porque o post não fala da pintura precisamente para despertar a quem o vê, a leitura que fez-, e isso é o melhor prque se completa o ciclo do post.
    Revela que tanto eu que o faço como quem vem ver está sintonizado no mesmo, por isso a osmose do belo nesta magia que é o gosto pelas velharias que ambos adoramos. Bem haja pelo carinho. Vou já ver o seu blog.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. "só caminham e miram a direito e pouco para estaminés" gosto desta sua expressão, com a crise não se compra, da-se uma voltinha para encher o espaço. Gosto destas louças.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Caro Manuel Luís. Sim tem toda a razão, a culpa é da crise.
    Mas há peças fabulosas, há que saber fazer escolhas e poupar, Poupo tanto que devo ser das feirantes que mais compro para regalo dos colegas, mal abanco começo a namorar as bancas deles, conforme as vendas, assim me estico nas compras...
    Bj

    ResponderExcluir

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...