quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Fábrica Maritália de Santarém

Comprei esta pequena travessa oval na feira de Azeitão a preço irrecusável em estado impecável. No imediato fez-me  lembrar as travessas nas tabernas com carapaus de escabeche no meu tempo de criança. Tem honras na minha parede da sala.
Em homenagem à Marília Marques http://armazemdepaixoes.blogspot.pt/ porque ao ler o tardoz Maritália fez-me lembrar da saudade de a ver e de conhecer o Santiago.
Mas na verdade coisas do destino
Post inicial de janeiro de 2014, para hoje 16 de setembro de 2017 encontrar duas filhas do dono que fundou esta fábrica, além da simpatia o gosto de saber ouvir  a falar de faiança, que me perguntam a razão do nome da fábrica - a junção dos nomes das irmãs Marina e Natália.Aqui está a razão do nome da fábrica

A travessa está marcada " MARITÁLIA" SANTARÉM PORTUGAL pelo artista(a) MC.Segundo um testemunho de um amigo exarado num comentário.Houve um grande pintor AR -, António Rafael de Alcanede que foi pintor de Sacavém e depois da Maritália-, as suas peças nesta última fábrica tem um valor superior às pintadas em  Sacavém. Ainda vivo vivem nas Caldas da Rainha.
    Travessa oval pequena, pintura cuidado, ao centro um cacho de uvas, parra e gavinhas, do covo para a aba ramos de flores e espigas, aba relevada a imitar favos de rebordo ondulado. Pintura em policromia com exuberância do azul alecrim. Esmalte amarelado.Meados do séc. XX.
    Na net não vislumbrei informação sobre esta fábrica, apenas descobri outras peças à venda no OLX que junto as fotos para engrandecer a produção da fábrica: 
    Prato com motivos ribatejanos
    Jarro e ânfora a evocar tempo dos romanos
    Cores fortes nos remates

    9 comentários:

    1. Olá Maria Isabel, parabéns pela aquisição, pois embora não conhecesse, a qualidade da pintura é muito boa, nota-se que dominavam a técnica e os materiais. Bjnhs js

      ResponderExcluir
    2. Caro JS muito obrigada pelo comentário. Pois para mim foi uma total surpresa que me deixou encantada, por isso a trouxe comigo.
      Esta diversidade é fascinante constatar. No entanto não consegui deslindar nada sobre a fábrica.
      Bjo

      ResponderExcluir
    3. BOAS DONA ISA DESDE JA ADQUIRIU UMA BOA PECA MAIS INFORMO QUE SENDO ANTONIO RAFAEL MEU AMIGO LHE DIGO QUE NAO E DE ALCANENA MAS DE ALCANEDE E RESIDIA EM RIO MAOIR ACTUALMENTE EM CASA DE UM FILHO EM CALDAS DA RAINHA DEVIDO A IDADE AVANCADA OBRIGADO.

      ResponderExcluir
    4. Caro anónimo muito obrigado pela cortesia da visita e partilha da informação sobre o pintor seu amigo. Já alterei na crónica. O meu bem haja pelo carinho em partilhar.
      Cumprimentos para si e Sr Rafael, que além de bom pintor tem nome sonante.
      Isabel

      ResponderExcluir
    5. Ola,
      Eu sou filho de uma das filhas do dono fundador,(Marina Ferreira Paixao).
      Se desejar alguma informacao, por favor nao hesite em contactar.
      Sao pecas lindas, todas feitas e pintadas a mao.
      Obrigado pelo post.
      Miguel Paixao

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Também tenho uma peça dessa fábrica. Bastante interessante

        Excluir
      2. Este comentário foi removido pelo autor.

        Excluir
      3. Ola,
        Eu sou filho de uma grande amiga da sua mãe e tia.
        Tenho em minha posse muitas peças que pertenciam ao enxoval da sua tia, que as ofereceu á minha mãe.
        Há uma em especial que foi escondida a 25 Abril 1974. Que eu a descobri uns anos mais tarde quando era jovem, que para mim foi com descobrir um tesouro e assim continua, faz parte da historia de Santarém.
        Com os melhores comprimentos,
        Fernando Paz

        Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir

    Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

    Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...