segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Museu do Louvre a cerâmica, faiança , vidro e ouro

Enquanto ansiava entrar diverti-me nas fotos...
  • Um pouco das antiguidades em faiança, cerâmica, vidro e ouro que vi no Museu do Louvre de origens diversas: orientais, egípcias, gregas, etruscas, romanas e do Islão
Tetos em cúpulas revestidas a cerâmica com debruo a pedra -, magníficos.

Lamentavelmente não sei dizer a origem desta faiança vidrada em relevo ( italiana?) porque me perdi a pensar noutra muito semelhante que já vi no Museu das Janelas Verdes em Lisboa e no Museu Soares dos Reis no Porto, também dos sapos que me reportaram para a faiança do Bordado Pinheiro nas Caldas da Rainha.


  • Cerâmica grega
 
Ao ver a trempe  de três pés em cerâmica datada de 1200 a 1400 A.C de Creta lembrei-me duns cones muito semelhantes que vi no Museu de Arqueologia em Setúbal - , ainda análise de estudo a sua função que se atribui no momento a suportes de lareira...no meu pensar diabólico mal perdi o olhar neles os achei material fálico...Julgo que o meu bom amigo Rhodes Sérgio não vai levar a mal eu dizer que  tem em mãos em fase de acabamento um livro onde sei vai falar deles. Óbvio, quando vi a trempe  me lembrei dele  e dos suportes de Setúbal que podem ter sido feitos em separado e depois juntos no redondo da trempe(?) pelo que a fotografei de vários ângulos para atestar a hipotética teoria(?) de que a peça não seria feita no todo mas sim colada a base com os pés (?).
Urnas da Argélia
 




Faiança e cerâmica do Islão


Cerâmica do Irão ou Azerbaijão do séc. XXII muito semelhante à que se havia de vir a fazer  nas Caldas da Rainha
Vista de dentro do Louvre a ver o Sena na galeria Appolo


Jarro em vidro do Egito do ano 1000-1015...extraordinariamente belo
Mosaico romano de Israel
 

As fotos não são da melhor qualidade...se fosse sozinha teria tempo para tirar notas para melhor esclarecimento , fiz o que pude e como pude, pois o cansaço foi demais!

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...