sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Faiança de Coimbra (?) ao jeito da árvore de Jessé

Pequena  mas graciosa travessa foi-me oferecida pela minha grande amiga Isa Saraiva.
Ao conhecer a minha casa viu um prato na parede cujo motivo a inspirou na lembrança de ter consigo algo mui semelhante-, achou por bem que as peças deveriam ficar juntas acreditando na possibilidade que ambas saíram da mesma olaria.
No Museu Jorge Sampaio em Alcobaça existe uma travessa muito semelhante mas de aba quinada e esta é recortada .

A travessa ofertada, em balanço com o grande prato em baixo. que tem gravado na pasta um minúsculo "A" de Alcobaça (?)  ou do nome que o fez? pintor
Em baixo travessa na banca do Jorge, de formato igual à minha-, gentilmente me deixou fotografar atribuída a fabrico de Coimbra (?) .O mesmo "olho" na flor em amarelo.

    O tardoz apresenta-se com o bordo vincado aos cantos tipo tesoura, o covo apresenta linhas de elevação típicas em muita faiança.
    Árvore de Jessé em comparação com o corpo da travessa 
    Será porventura produção do século XX.


    Atendendo a um dos últimos posts do Blog Velharias  http://velhariasdoluis.blogspot.pt/2013/12/o-labirinto-do-mundo-faianca-portuguesa.html que lhe chama "labirinto" e até uma adaptação da árvore de Jessé -, a árvore genealógica de Jesus Cristo a partir do pai de David que se chamava Jessé...segundo as escrituras..."Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará."

    Fonte 
    Wikipédia

    Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

    Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...