quinta-feira, 23 de maio de 2013

Fábrica Carvalhinho, Cavaquinho ou Miragaia (?)

Apresento este prato numa cor algo forte da minha amiga Isa Saraiva - numa tonalidade ocre com estampagem floral em  rosa pálido e verde . Apresenta filetes finos no limite do bojo e do rebordo a castanho.
  • Há mais de um ano, continuadamente me interrogo qual a origem do seu fabrico.
Corroboro o comentário do meu bom amigo Jorge Saraiva da Oficina da Formiga no meio cerâmico há mais de 20 anos  
uma peça algo diferente, para mim, ainda suspeitei que fosse decalque, mas não me parece, está muito bem pintado e a cor base da peça parece ser dada pela cor da pasta, pois o vidrado parece transparente e tem uma óptima qualidade. Aliás, qualidade em todos os aspectos, na conformação, na pasta, no vidrado, na pintura e até na cozedura. Para os meios existente à época, diria perfeito."
  • No 25 de abril na visita que fiz ao Museu de Arte Antiga reparei num prato atribuído à Fábrica Carvalhinho que me chamou a atenção pelas semelhanças quer no vidrado quer até na decoração, embora pintado à mão .A foto é a possível, porque o flash não desligou e deveria!
  • Transcrevo o comentário de um anónimo mui atento e conhecedor desta temática  "O prato que aqui apresenta como sendo da Fábrica do Carvalhinho, pertencendo às coleções de faiança do Museu de Arte Antiga, trata-se de um exemplar de finais do século XVIII, saído da Fábrica do Cavaquinho, uma unidade que iniciou a sua laboração no último quartel do século XVIII, através de uma sociedade onde Domingos Vandelli  tomou parte ativa."

  •  Ora o  prato da minha amiga é pintado a estampa que só foi introduzida em Portugal em meados do século XIX.
Sabe-se que Vandelli saiu do Rossio de Santa Clara em Coimbra onde pintou faiança , mais tarde rumou a  Gaia onde comprou a fábrica Cavaquinho, muito perto haveria mais tarde ser fundada em meados do século XIX a fábrica do Carvalhinho.
  •  A inspiração e a criatividade do Vandelli  a meu ver prevaleceu no tempo e com isso outro pintor igualmente criativo o tentou imitar num esmalte fora do comum (?).
Vandelli um químico trazido pelo Marquês de Pombal para a Universidade de Coimbra .
  •  Destacou-se mais em pinturas naturalistas e retratos ao centro, inventou o azul claro, o verde ervilha, o amarelinho( até então só se usava o ocre) quem sabe se também o dourado e o preto.
  • Atribuíram-se por muito tempo a Vandelli as faianças de Brioso, sem base alguma que justificasse tal atribuição...as louças de Vandelli nada vieram a ter de comum com as de Brioso. Nunca chegaram à beleza de formas e à perfeição decorativa que o Brioso soube imprimir aos seus produtos segundo especialistas.
Além das qualidades apontadas, estas faianças diferençam-se das daquele técnico italiano pelo anilado da vidragem, que algumas vezes vai quase ao valor de meia-tinta, e que, nas peças somente decoradas a azul, atinge quase a classificação francesa de «ton sur ton».


O famoso ceramista Brioso em Coimbra, cuja obra continua ainda actualmente a despertar o maior interesse entre os críticos e coleccionadores, só viria a ser «descoberto», no entanto, mais de um século depois pelo ceramógrafo António Augusto Gonçalves, o primeiro a chamar a atenção para o grande valor artístico das suas faianças.Uma das raras peças assinada por Brioso em 1779, considerada uma das melhores, diz respeito a uma esplêndida travessa com a borda decorada em relevo branco, contornado a castanho-arroxeado sob esmalte azulado, cujo fundo tem uma caçada a cores.
  • Os esmaltes de Vandelli diferem daqueles pela cor láctea e por serem de mais perfeita homogeneidade.
  • O castanho-avinhado que decora as peças de Vandelli é mais intenso do que o empregue por Brioso.
  • Informação retirada há muito tempo da internet que por lapso não recolhi a fonte  mas julgo ser na página do Museu de Arte Antiga(?) e devia!
Será o prato da minha amiga da fábrica Carvalhinho, Cavaquinho ou Miragaia ... -, quase uma certeza julgo será do norte resultado de uma qualquer experiência ?!

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...