segunda-feira, 20 de maio de 2013

Faiança atribuida a Coimbra ou Miragaia (?)

  •  De certa forma a publicação desta peça foi escolhida pela cor para agraciar todos os que gostam do Futebol Clube do Porto . A minha filha é uma adepta fervorosa -, faz amanhã 31 anos,  nasceu no tempo que o Porto começou a dar nas vistas, na televisão na casa da ama só ouvia falar do Porto e ainda nem falava...já para mim sendo Sportinguista, o Porto é a minha 2ª paixão!
 Na feira da ladra encontrei pela 2ª vez uma peniqueira em faiança. A 1ª foi há meses era deslumbrante no tom azul forte com a mesma decoração.Não a pude trazer na altura mas fiquei com ela na cabeça...voltei mas só lhe vi o lugar...claro era bela demais para alguém de bom gosto não a adquirir!


  • Pedi ao  vendedor para a fotografar, depois perguntei-lhe   -,  sabe o que é isto?
Diz ele "atão não sei ,é de um algerós "
Respondi eu...vi logo que não sabia, se fosse a pintura seria por fora para ser vista ou não lhe parece? É uma peniqueira.
Diz ele "o que é isso?"
Então vai à raiz da palavra que é penico...

Risada geral...de toda a plebe de vendedores no local...
  • Faiança meados século XIX , na aba deitada estampa floral em azul no interior filete largo azul claro debruado por outro fino em azul mais forte igual da aba. O corpo da peniqueira revestido a pintura manual a volúpias em azul claro subreposta a manganês, dentro delas arabescos finos da mesma cor.No terminus filete azul a contornar o buraco. Esmalte magnifico por dentro e apenas na aba saida que servia para encaixe num balde ou móvel. 
O tardoz faz lembrar as porcelanas da Companhia das Índias, nomeadamente nas travessas sem esmalte no fundo -, calium nu e cru!

Atribuo o seu fabrico a Coimbra, pela decoração e pelo esmalte (?)
Peça belíssima mama mia!
  • Só a comprei usando uma mentira meia verdade, porque dinheiro não tinha!
A minha amiga IS que me convidou este mês para conhecer a sua nova casa onde vi um móvel antigo de lavatório para criança, nele encaixou uma bacia com jarro de Miragaia, em baixo tem um belo penico de Sacavém com pinturas para criança -, falou-me que adorava ai pôr uma peniqueira tal como a 1ª que as duas vimos na feira da ladra e aqui já falei dela.
Sem dinheiro no bolso chamei o meu marido que passou por ela e não a viu...dizia para o Francisco Gouveia "já perdi a minha mulher"...responde-lhe ele olhe fique com essa nova....essa nova era a minha filha ...voltámos e rimo-nos com a conversa, mote bom para ajudar na festa na compra que tanto queria fazer.
Comprei-a para ela,  a pensar que podia ser para mim -, isso a verdade. Só durou uma semana. A minha amiga veio à capital, telefonou-me , convidei-a, claro vendi-lha pelo mesmo preço que a adquiri.
  • Com os amigos não se ganha dinheiro.
Ela ficou muito feliz, eu também!


Mictório encontrei há meses na feira da ladra, pelo tamanho do buraco deveria ser urinol 

  • Na feira de Oeiras vi uma muito semelhante no formato  e com ralo de Valadores - Porto e claro fiquei com dúvidas no fabrico será norte ?

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...