segunda-feira, 22 de abril de 2013

Fábrica de Massarelos no Porto em amostragem

Uma abordagem com peças da Fabrica de Massarelos no Porto que fui comprando, algumas já vendi. Interessante constatar a diversidade das decorações, da textura das massas, dos vidrados, do peso das peças do covo dos pratos.

A Fábrica de Louça de Massarelos é das mais antigas fábricas de faianças do Norte de Portugal...fundada em 1766 por Manuel Duarte Silva . No período de (1766/1819), o combustível para os fornos usado era  a carqueja  sendo a decoração  simples. Entre 1819 e 1845 a fábrica é arrendada a Rocha Soares, proprietário da fábrica de Miragaia e familiar de Manuel Duarte da Silva.
  • A fábrica chegou a produzir azulejos lisos e em relevo, louça sanitária e peças artísticas.
O edifício da fábrica, situado sempre na Rua da Restauração, é consumido por um incêndio em 1920. A produção sai então do local do antigo edifício, e passa para fora de Massarelos, para uma fábrica na Quinta do Roriz, perto da  ponte de D. Maria Pia, nas faldas do Monte do Seminário, junto ao rio, na freguesia do Bonfim. Nesta altura foi comprado por Chambers o dono da fábrica de Alcântara e nessa altura muitos motivos antigos desta fábrica foram de novo pintados em Massarelos. Encerraria décadas mais tarde.

  •  Notam-se caraterísticas de copianço da Fábrica de Alcântara e de Sacavém.
  •  A  minha amostragem é de loiça utilitária.
Pratos  de todos os tamanhos; bule;chávenas;caneca;travessa;forma de pudim e ainda tenho malgas para as sopas de café com florzinhas...mas as fotos estão más, voltarei mais tarde a colocá-las aqui.

Prato marcado da fábrica de Massarelos.Comprado na feira da Costa de Caparica. Custou 10 € depois de fortemente regateado.Na frente tem o emblema "PORTUGAL TORRE DE BELÉM".
Nunca tinha antes visto outro assim igual.
Grande e fundo, emblemático pelo tom de vermelho único na decoração, pesado.
Espectacular.

Caneca de litro comprada na feira da Ladra há coisa de 25 anos numa terça feira, isso recordo porque fui sozinha. Não me lembro quanto custou. Estava sob um pano no chão.Não está marcada, mas tudo aponta para ser de Massarelos (?) isto pelo tamanho, feitio da asa, bordadura por dentro e fora e o fundo redobrado.Tem um cabelo.
Apaixonei-me pela bordadura em tons de verde.Uma das cores que mais aprecio em faianças.Servia para todos beberem dela à mesa.

Prato pela grossura, peso, decoração dizia-me ser de Alcântara - haveria só depois de o comprar ver na massa do tardoz uma maca impressa pequena com brasão  de Massarelos. Porventura do tempo que um dos donos foi o mesmo da fábrica de Alcântara, daí  a utilização de decoração antiga da primeira.
O mesmo aconteceu com este motivo pintado por Alcântara mas este é de Massarelos Porto impresso na pasta...
Travessa de Massarelos da D. Laura na sua casa de LISBOA em Sta Catarina. No meu dia d'anos fiz o arroz  doce para o almoço com a minha filha que aqui mora temporariamente

Motivo oriental com carimbo...foi inadvertidamente partido por um cliente ...
chávena e pires

Bule de Massarelos motivo "cavalinho" 

 

Comprado na feira da ladra .Bico ligeiramente partido e sem tampa.Motivo cavalinho
Gostei particularmente do formato e da tonalidade de verde.


Comprei-a na feira de Pinhal Novo, mais uma -, o facto é que nunca vi esta estampagem decorada a aerógrafo com máscara metálica ou de papel 2º informação do meu bom amigo JS da Oficina da Formiga. 
Sendo em verde a fazer lembrar o meu Sporting , claro que a trouxe comigo.
Curioso, nunca vi este motivo -, uma gazela, vai para a cozinha da minha casa da província. Mais tarde comprei uma caneca com este motivo assinada Massarelos .
 
Pequeno prato comprado na feira de Algés. Gosto em particular do motivo em vidrado brilhante, bastante covo, muito bonito. Tem impresso no verso a marca da fábrica de Massarelos, Porto e ainda umas palavras julgo Willow e ainda um nº gravado na faiança.
Parece-me ser do período entre 1873-1878 e a palavrinha "Willow" que é o nome do motivo em Inglês, no nosso país mais conhecido por motivo "Chorão".


Motivo cavalinho interessante pela tonalidade vendido em Setúbal.
  • Restantes peças como esta são estampagens por tampografia (método de transferência de serigrafia para as peças).
Modelo Asiatic Phfarant impresso no carimbo
Modelo também pintado por Sacavém
 
Forma de pudim 

 



Motivo moinho holandês
decorada a aerógrafo com máscara metálica ou de papel 2º JS

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...