quarta-feira, 17 de abril de 2013

Faiança falante alusiva ao Amor...

Hoje apresento mais uma vez a minha coleção de faiança alusiva ao AMOR com mais dois exemplares novos.
  • Uma Falante  
  • Outra identificativa na decoração com a simbologia alusiva ao tema:
  •  corações, chaves, pomba, setas...
Estes pratinhos amorosos Falantes - comprei na feira Sem Regras em Coimbra no início do mês num colega que não conhecia julgo se chama Miguel. Na sua teimosia não vendia um, só o par -, nessa teimosia afincou pé,  tive de regatear e bem para os trazer, o que muito me deixou encantada.
Característica de duplo filete no limite do bojo e no rebordo poderá ser fabrico de Coimbra tal como o filete largo ao meio da aba floral.
Pois em Alcobaça na que veio a ser a OAL também se pintaram pratinhos destes...por isso as constantes dúvidas na atribuição do seu fabrico.
  • Um ofereci à minha filha que vai fazer anos o mês que vêem...adorou simplesmente!
  • O outro fica comigo claro na minha coleção.
ASSINADO Viúva Alfredo Oliveira Coimbra laborou  no Terreiro da Erva até decada de 60...

Dulpo filete no limite do covo e do rebordo em verde ervilha
Duplo filete tal como os outros Coimbra?
Duplo filete no limite do covo e do rebordo Um foi oferta a um amigo
Decoração a estampa Coimbra ?
  • Pratinho falante - M meu  coração e T teu coração fechados à chave, assinado Coimbra, oferta que fiz a um amigo, de todos julgo o mais recente
Pratinho cortesia de um visitante -, António ao procurar informação na net encontrou este post do meu blog, achou, e muito bem que se enquadra na temática
 
O meu comentário ao António 

" Caro António muito obrigado pela cortesia da visita e pelo elogio. Parabéns pela aquisição de um belo exemplar em faiança dedicado aos afetos. Pois a atribuição será o buzílis-, a meu ver poderá ser da zona de Coimbra onde proliferaram muitas olarias(Pombal,Louriçal, Figueira da Foz) a não o ser , será produção de Alcobaça. O oleiro e pintor José Reis foi de Coimbra para Alcobaça em 1875 a mandado do Marquês de Pombal, e claro as primeiras peças fabricadas eram muito semelhantes ás que se faziam em Coimbra, por isso a dificuldade no deslinde de ser ou não ser. 
  • Mas é sabido que em Alcobaça apostou muito nos pratinhos pequenos -, falantes ligados aos afetos, animais e flores, mote de souvenirs para namorados, madrinhas, amizades.  
  • Para mim o seu pratinho de 11 cm de diâmetro pela pargela da bordadura e do azul inclino-me para Alcobaça, anos 20/40 pelo formato das letras (?).
Veja se no tardoz (verso) apresenta as marcas da trempe (3 marcas dispostas em triangulo). O mercado anda infestado de peças falsas ( loiça ratinha, porcelana chinesa, Estremoz, Coimbra e esta pela lindura quem sabe? Todo o cuidado é pouco.
















Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...