quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Faiança de Coimbra (?) em preto a meia tinta

  • Na onda da faiança de Coimbra atribuída ao século XIX, apresento uma travessa em tonalidade preto e aguada a meia tinta de traço fino a pintura.
Comecei por a ver numa banca  na Costa de Caparica e Oeiras quase um ano a preço alto, dizia que tinha mais de cem anos...
O Mário -, o vendedor parecia farto dela ...um dia vendeu-ma!
  • O que me cativou foi inegavelmente o tom e a finura do traço do pintor!
Aba em estampa com flores e esponjados
Motivo central de paisagem delimitada pelas margens de rio com uma casinha ao centro.
Arabescos de pinceladas soltas muito caraterístico da pintura Coimbrã
Casinha envolta em arvoredos e pinceladas soltas
Rodapé da pintura com  ligeiro esponjados
O rebordo da travessa apresenta filete  que se nota no tardoz

Tardoz da travessa em esmalte homogéneo e translúcido com  nervuras no covo
No Museu Machado de Castro  em Coimbra existem duas peças atribuídas a Fábrica Joaquim Alfredo Pessoa que laborou na cidade.

Encontro muitas semelhanças  com um prato pintado a preto
Fabrico 1884

Travessa possivelmente de época mais recente à minha travessa, tem a particularidade das flores da aba serem semelhantes.

4 comentários:

  1. Bom dia Maria Isabel, muito bonita e muito bem elaborada a pintura. O seu autor era um verdadeiro artista. É uma peça fantástica. Bjo, js

    ResponderExcluir
  2. Caro JS muito obrigado pela cortesia da visita e do elogio da pintura. De fato é daquelas peças que à primeira vista podem não interessar a qualquer pessoa -, nem todos os olhos vêem beleza que ela irradia.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Izabel, continuo encantado com as vossas incursões pelos lugares mágicos que são as feiras. Também me cativam. Há tempos mandei um email a contar o sucedido com a minha Inês, relativamente à sua vida académica. Mas nada. Tenho feito vindimas com os amigos e até aguardente. E vocês?
    Um abraço
    arnaldo

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo, a resposta não está esquecida. Desculpa houve uma série de contratempos.Devias saber que tu e a tua família estão sempre no meu coração.
    Bjs

    ResponderExcluir

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...