domingo, 6 de outubro de 2013

Sacavém -, um "caneco" à Vossa saúde!

Ora aqui vai um "caneco" como se usa dizer em Trás os Montes -, loiça de Sacavém .
Celebrar os noventes...mas quais? Será que ainda estão juntos? Tem de ler o post...
Claro que também a todos os que me visitam!


A peça agrada pela exuberante cor forte do laranja. Tenho o tamanho abaixo e outra igual a esta em branco. As nervuras circulares são relevadas. Além de marcada com a marca Sacavém, apresenta um "G" e um pontinho da cor, porventura será do pintor(?) mas ainda apresenta uma numeração gravada na massa (5).
Esta comprei-a na feira da ladra ao Sr Joaquim, homem beirão  onde parece me estou a fidelizar.

 
  • Ocasionalmente em Setúbal encontrei uma moldura com uma gravura (?) . Ao centro gostei  das palavras LISABONA. Custou-me 1,5€. Ao abri-la verifiquei que se trata de um recorte em papel grosso.

Visível um arco na praça do Comércio que no terramoto deveria ter caído tal como atrás mais ou menos onde é o Martinho da Arcada uma torre fina e alta.
    Medalhão central com o nome de Lisabona -, abaixo dele os nomes Sandra e Ricardo



  • Na margem esquerda uma pargela publicitária  com a ementa no Castelo de S. Jorge com o ano em numeração  romana (1956).
 
  • Demorei a perceber que a gravura supostamente foi usada para o casamento dos noventes já referenciados.
 
  •   Terreiro do Paço visto a caminho dos dias d'hoje -, Cais do Sodré e  Santa Apolónia
  • Ao lado do torreão onde se faziam as caravelas com os berços de madeira onde sobre eles as construiam. Depois veio a ser o Arsenal do Alfeite que se mudou para a margem sul- Almada em meados século XX , agora estão a pôr a descoberto algumas docas na Avª das Naus.
 Interessante a frota ancorada no Tejo com bandeiras diferentes.
 Revela uma panóplia de países que por aqui afloravam nas trocas comerciais. Lugar de chegada e de partidas aquém e além mar viajavam em condições precárias em "cascas de noz sem medos do Adamastor"...
  • O ilustrador Gabriel Bodenehr excud. a. v

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...