terça-feira, 9 de julho de 2013

Prato coberto da Fábrica de Alcântara

Encontrei duas peças da Fábrica de Alcântara na banca do Pedro e do André na sua 1ª vez na feira de Setúbal. 
Mas afinal só a primeira é certeira!
  • Um prato coberto sem tampa -, Motivo Paisagem .
  • Ao centro decorado em tom monocromado a verde de casa  de campo com um homem encostado à vedação de madeira -,tudo ladeado por dois troncos e ramagens de árvores.
  • Um dos cantos encontra-se partido, levou "gatos" que tiraram à posterior, no tardoz vêem-se os buracos e a ferrugem dos mesmos ao longo dos anos.
  • Tardoz com as marcas dos "gatos" e o carimbo da fábrica de Alcântara.
  • As pegas apresentam-se relevadas 
Comprei também esta base de sopeira  que apresentava manchas ao centro e depurei em limpeza. Mas não é loiça de Alcântara, sim o modelo Minerva de fabrico belga. 
Motivo que se confunde com o "Mundo".

O tardoz do prato Minerva só apresenta uma numeração e duas letras-, o Pedro afiançou se tratar de Alcântara...Debalde é estrangeiro.
Aqui ficam as fotos para melhor aprendizado.
  • Na depuração o tardoz ficou manchado...tem de voltar à limpeza um dia destes!

3 comentários:

  1. Boa noite D. Isa como está ?
    Não sei se ajuda, mas já tive dois serviços com esta decoração, mas com outra tonalidade. Estão marcados como Minerva. Alguém me disse em tempos que se trata de Faiança Inglesa da Época da Real Fábrica de Sacavém, ou anterior. No entanto a informação vale o que vale

    http://campogrande.olx.pt/terrina-com-tampa-e-concha-faianca-antiga-inglesa-b-p-c-minerva-iid-435975460

    Deixo-lhe os meus parabéns pelo seu blogue.

    Os meus cumprimentos

    Amandio Marecos

    ResponderExcluir
  2. Caro Amandio marecos muito obrigada pela cortesia da visita e pelo comentário que muito agradeço.Por acaso já sabia, vi aqui num site, mas com as férias e outros afazeres não vim alterar, o que vou agora. De qualquer das formas quero dizer-lhe que me foi vendido como sendo de Alcantara, porque houve um motivo mui semelhante que tenho uma crónica com ele publicado.
    O meu bem haja pela partilha.
    Cumprimentos
    Isabel

    ResponderExcluir

  3. Boa noite , tenho um jarro da fábrica de Alcântara muito antigo que gostava de partilhar consigo para saber se reconhece ou tem informação sobre o mesmo. Eu na internet não encontrei nenhum como ele. Tem o carimbo do ano de 1987, pelo seu blog percebi que tem muito conhecimento nesta área e gostava de enviar lhe fotos do jarro.

    ResponderExcluir

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...