Grés porcelânico e porcelana China variada

Hoje  mostro produção China.
Lamentavelmente no domingo não comprei, estupidamente , uma tampa de terrina grande, impecável ,com uma pega em botão-, qualquer coisa de extraordinário. Julgo que foi a tonalidade rosa que não me encantou no pequeno impacto...
 
  • Na feira da ladra vi este pires de aba levantada diferente dos normais direita-, prendeu-me a atenção e perguntei o preço, ainda o vendedor não me tinha dito, eis que encontrei a chávena, voltei a perguntar o preço das duas peças.

O vendedor estava hirto no pensar ...
Agachada no estaminé de chão, levantei-me, disse-lhe -, já deixei de lhe comprar porque além de careiro olha para mim para fazer o preço, coisa que não gosto...
  • Sorriu no seu ar maduro, responde -me..." é malandreca ... é que ainda agora vendi um conjunto de cinco a uma senhora, nem ela nem eu vimos, nem o prato nem a chávena,logo atrás chega a senhora ,vê logo os dois, apesar de não estarem juntos..."
Decoração  em dourados e rosa-, de flores e grinaldas ornadas a filetes em dourado na chávena por dentro e por fora e junto do pé. O prato apresenta um minúsculo círculo ao centro e em toda a aba.


Este tipo de chávenas  e pires datam de final do século XVIII e princípio do séc. XIX muito usadas na Europa onde outras fábricas as imitaram.
  • Pasme-se bebia-se o chá no pires - para arrefecer mais depressa ...por isso é côncavo na aba- leva o mesmo que a chávena.Testei, claro!

  • Foto retirada do blog da Maria Andrade  por ser muito colorida com o samovar . 
  • Temática  do chá  sorvido do pires elaborou um excelente post 
  • http://artelivrosevelharias.blogspot.pt/
Na feira de Setúbal encontrei esta gracinha em grés em saldo, e que saldo.
  • Gostei da espiral fechada no centro do pires, tal como a decoração no tardoz. 

  •  Uma peça retirada do Matriznet em grés porcelânico.


Pote - Local de Execução: China
Datação: 1573 d.C. - 1619 d.C. - Dinastia Ming, período Wanli
Matéria:Grês porcelânico
Técnica:Pintura sob vidrado
Descrição:Pote com quatro asas relevadas e estriadas, montadas à volta do colo, decoradas com um motivo floral em relevo. O pote foi feito e montado em duas partes, sendo a junção perceptível a meio do bojo com duas circunferências a azul que dividem o tema decorativo. A decoração a azul cobalto apresenta motivos florais que se assemelham a peónias na parte inferior do bojo, na superior encontramos duas grandes aves, canas de bambus e crisântemos.

  • Também na feira da ladra há anos encontrei este prato partido e muito mal colado. 
  • A decoração relevada em policromia é fantástica com borboletas, pássaros e flores.Fundo esmalte verde claro ornado a filete fino na aba em cor de camarão. Marcado
  • Noutro dia  encontrei este mais pequeno, na mesma decoração e impecável.Também marcado.

Vi peças iguais no  SITE    Antique and Vintage China, Porcelain, and Pottery 

Antique Chinese export Rose Medallion plate circa late 1800s. This celadon plate is hand painted in the traditional Rose Medallion palette which includes birds, flowers, bugs, and butterflies or moths. This plate measures approx. 10" across.



Numa feira de Algés na banca da D. Maria no chão estava este prato com motivo cantão numa cor que nunca tinha visto-, estalado, e uma esbeiçadela na aba.

  • Também na feira da ladra há coisa de 30 anos comprei esta chupeta


Espero que tenham gostado!

Comentários

Postagens mais visitadas