quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Sacavem em produção de três fábricas diferentes

A minha amiga  Leonor Ceia há tempos ofereceu-me uma série de objetos  pertença uns da sua querida avó, outros da sua querida mãe - destaco duas travessas em dois tamanhos com a mesma bordadura em estampa de florzinhas  e dourados nas pegas - produção da Vista Alegre.

 Pormenor da pega floreada em relevo com dourados


Pratinho da  Sacavém da mesma época  1885 com o mesmo motivo de florzinhos - mais encantadoras, noutra versão à posterior nas travessas sem as nervuras na aba com as flores  ligeiramente diferentes.
Outra travessa mais pequena de aspeto amarelado pelo largo uso -,  por se tratar de pó de pedra e não porcelana verdadeira - o que evidencia fabrico anterior à descoberta do caulino que ocorreu em 1832.


Nota-se nesta foto um picotado e relevo de desenho que não foi pintado optando pela cercadura das florzinhas.
Curiosamente na 1ª feira de velharias de Alcochete fui reencontrada por uma habitual visitante deste blog - numa conversa casual diz-me - não me diga que o seu blog é o Lérias...farto abraço comovido.
Da parte da tarde - a  Cíntia  trazia num saco uma travessa inglesa  decorada a azul ao centro, de aba recortada, gateada,  com os mesmos dourados nas pegas - foi o Santiago que me alertou - um dos donos da fábrica de Sacavém - Gilbert(?)  foi também dono de outras fábricas de loiça ao tempo : Vista Alegre e da inglesa onde foi feita a travessa da Cíntia - sendo que as minhas julgo não haver dúvidas do seu fabrico ser da Vista Alegre - todas têm o mesmo formato e acabamento, só diferem na estampa.
Agora o inimaginável - a Cíntia ofereceu-me a sua travessa herança da sua querida avó - trazida pelo avô um homem viajante pelo mundo.
Padrão floral com relevo nas pegas fabrico 1830(?) - O carimbo encontra-se esborratado ( com pé, esfera  termina em triângulo) é perceptível um L  e...será de  Longton (?)
As duas maiores decoram uma das minhas salas de uma das casas.A outra mais pequena está na cozinha da casa rural.
 
Foto de cortesia
  • Duas travessas e molheira da fábrica Sacavém na banca do Vitor com ligeiras diferenças no design na aba apresenta-se com nervuras vincadas em gomos
  • No entanto igual na banca da Isabel Rute  em Algés encontrei outra travessa grande da fábrica de Sacavém 

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...