segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Mostardeira da fábrica de Alcântara

Para os amantes da loiça da Fábrica de Alcântara . Mostardeira graciosa  ornada a florzinhas em tom rosa com dourados do tipo sopeira agarrada ao prato com colher de prata - também imitada por Sacavém mas sem a graciosidade dos pormenores das asas e do tamanho - esta maior...a colher em prata é minha  - achei que fica bem pela forma como termina no cabo.
Marca gravada na pasta Alcântara - Lisboa 5 J - Segundo o que li no  livro de José Queiroz produção a partir de 1897.
Comprei-a na feira do Montijo ao meu colega e amigo Santiago - sabe-se lá aos anos que anda com ela. Mais de metade da mercadoria nunca a expõe na banca, só nas feiras anuais.Nunca tinha visto outra assim igual - aparecem umas do género de Sacavém e outras em oval tipo terrinas - ironia do destino ontem em Algés vi uma  com a asa partida , sem marca decorada a filetes finos de resto igualzinha, e  outra em forma de  terrina com a colher em porcelana - também  nunca tinha visto. 
Hoje na feira da ladra encontrei esta  co marca na pasta sem tampa e com um cabelo por um euro... não resisti a mostra-la.

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...