sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Peças antropomórficas de Bordalo Pinheiro

 A Fábrica de Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro é a preciosa herdeira da Fábrica de Louça das Caldas da Rainha -  fundada pelo genial desenhador e caricaturista Rafael Bordalo Pinheiro em 1884
Até à sua morte - em 1905, este tentou um projecto artístico invulgar de investimento industrial e simultaneamente de procura de um certo espírito de ser português.Abordou a cerâmica , tecnicamente através do desenho e da sua experiência de ilustrador e decorador.Também do ponto de vista estético a partir do naturismo, do ponto de vista conceptual a partir de um nacionalismo etnográfico e histórico -ambos muito visíveis nas suas obras onde se atraiem e fundem .
A loiça decorativa bordaliana recuperou as tradições formais e narrativas da olaria Caldense - os vidrados de reflexos fortes e a cerâmica de trompe d'oiel  à maneira de "palissy" que Manuel Mafra e outros ceramistas Caldenses anteriores a Bordalo tinham aprofundado e difundido.

As peças antropomorfizam-se no caso que apresento - amigos agiotas  tornam-se mealheiro e o usuário capitão torna-se....escarrador?
Ainda hoje se continuam a reproduzir peças dessa extraordinária colecção de faianças, inspirada e aumentada - pratos lagosta aos serviços repolho. Não esquecendo, claro, as originais andorinhas - agora iguais a estes que apresento não sei se são reproduzidos.
 
o fundo e por dentro um vidrado intenso amarelado
Gostaria de ter fotografado melhor as peças - porque merecem .
Trata-se de um mealheiro - peça Bordalo Pinheiro que estaria assinada no prato de suporte que no caso já não tem, e vi igual no Museu de Almofala de Cima no concelho de Figueiró dos Vinhos.


Ainda tenho  esta peça que abre pelo chapéu ( uma pena estar esbeiçado) - escarrador?

Foram oferta da minha querida amiga de longa data Leonor Ceia - herança da sua querida avó, que me disse - são muito antigas, na altura não sabia do que se tratava - nem ela julgo!


Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...