sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Faiança fabrico de Coimbra (?)

Travessa  de faiança  fina comprada na feira de Torres Novas. Intrigou-me logo a sua atribuição pela exuberante decoração em tons rosa e verde da aba com filete azul claro a debruar o rebordo e ramo de flores ao centro em policromia da barra.Outro pormenor que me chamou a atenção  do esmalte transparece um vidrado ligeiro em tom esverdeado quer na frente quer no tardoz em jeito de lista  na travessa de alto a baixo ao meio no tardoz e, na frente junto ao motivo central - rapidamente identifiquei noutras peças que aqui mostro - o que pode provar que todas tiveram origem no mesmo centro oleiro onde a técnica do vidrado do esmalte era diferente da normal - translúcida.


Há partida -,  as peças não marcadas são tão difíceis de catalogar -, por isso o fascínio em tentar especular a sua atribuição.
  • Quanto ao seu fabrico debato-me por Coimbra (?). 
  • Mas o filete fino dos caules e  cores  pode ser norte, Vilar de Mouros (?).
Taça de aba alta gomada
Decoração motivo casario pintado ao centro em palete cromática: sépia, verde e amarelo. No tardoz ao meio da aba é bastante visível o brilho do esmalte esverdeado que sobressai na cor primitiva melada em tons de azul, resultado da quentura do forno na cozedura.Evidencia fabrico de Coimbra(?).
Pese embora os filhos do Manuel da Bernarda de Alcobaça os continuadores de José Reis que também fabricaram peças de aba gomada.


Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...