domingo, 10 de junho de 2012

Faiança de Aveiro em nova mostra

Sábado na Feira de Ponte de Sôr  - abeira-se da minha banca um senhor com mais de 80 anos respondia a  uma senhora que não o via há séculos... " vivo no Monte, tenho muito orgulho de dormir no quarto onde nasci..."
Viu-o circundar as bancas - encantou-se com um bule de caldo de Sacavém, pegou nele por duas vezes... acabou por se decidir por dois pratos...imaginem quais...horas antes lembrei-me de os fotografar, parece que previa a sua  venda...tão feliz que nem os queria embrulhados...dizia-me " ponha-os só no saco"...tal a vontade de ir para o seu Monte pendurá-los - já que os mesmos tem um orifício na aba feitos pela broca de fazer os "gatos" - um uso de antanho para os pendurarem ou levarem às costas quando iam para o campo.


                                                       Fábrica de S. Roque - Aveiro

 
  • Num site de leilões retirei estes exemplares


Pratos com decoração na aba : sob filete largo - lacinhos e  cachos de uvas aplicados a  stencil (chapa recortada) - como é visível nesta decoração, a aplicação de tinta com trincha não resultava habitualmente numa pintura homogénea, deixando estrias que são características dessa técnica muitas vezes. 

Filetes finos a limitar o rebordo dos pratos e o covo. Comprei-os à tempos numa feira de Azeitão ao "Manel Ourives" e esposa Ana Rita, agora meus conhecidos. Mais tarde haveria na feira de Paço d'Arcos lhes comprar outro - o pequenino -carote!

Esta travessa sem marca pode ser fabrico de S. Roque pelo design mas quanto à decoração da aba foi uma carateristica do Outeiro - Águeda  - Já o motivo central foi vastamente pintado por Aveiro
Travessa falante Lembrança de Lisboa
Comprada na feira de Azeitão, impecável. Faiança pintado à mão com motivos florais em tons de azul na aba delimitada por fino filete e no rebordo largo.


Piada, vi um igual a última vez que fui à feira-da-ladra em péssimo estado, muito gasto, o curioso é que o voltei a ver na feira de Paço d'Arcos noutra banca . Agora noutra feira de Algés vi outro bostelado na aba. Analisei-o, verifiquei o duplo filete no frete o que carateriza fabrico de S. Roque.

Faiança de S.Roque - apesar deste exemplar não apresentar o duplo filete do frete
                                                  Prato motivo "Cavalinho"
Cercadura a aerógrafo na mesma tonalidade que o motivo central com esponjados e filete fino a limitar o covo.Rebordo esbeiçado - mesmo assim foi caro. São raros. Em Alcobaça o José Reis também pintou este motivo - mas a diferença é bem visível.
                                                    Art Déco - único exemplar
 Pratinho - carimbo S. Roque - decoração aplicação a stencil sob o vidrado, e cercadura a bicos esponjados.O centro do covo limitado a filete preto.




A fábrica de S. Roque produziu também louça decorada com   escorridos - sendo conhecidas peças marcadas que apresentam combinações nas cores: castanho; amarelo; verde e preto.
 - Não tenho nenhum exemplar e gostava.


                                      Típica loiça "pobre" da fábrica de S. Roque
Travessa apresenta duas esbeiçadelas no rebordo, possivelmente da aranha que a prendia - fora isso nunca foi usada.





                                   Fábrica de Aradas - onde os esponjados foram "REI" 
           
 Tacinha em esponjados e filete azul no rebordo, igual na taça grande com decoração central floral típica de Aveiro - a diferença está que estas tem o filetes no rebordo e a maioria são em bicos.


                                                                                      
             Fábrica Capôa - Aveiro
Taça - a única que sobrou do roubo da minha casa rural...
Esta decoração graciosa faz-me lembrar as exuberantes pinturas da fábrica do Rato.
Peça com carimbo.
Segundo informação do meu bom amigo Jorge Saraiva a Fábrica  ainda existe, os decalques eram, na altura, bebidos das fábricas europeias que tinham uma qualidade superior.

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...