domingo, 22 de abril de 2012

Penico em faiança motivo casario de Alcobaça (?)

Perto de Sta Apolónia parei num armazém de velharias - fui espreitar. O meu marido viu o penico dentro de um armário, chamou-me - "está aqui uma coisa que tu gostas"...pois estava - adoro penicos!
Penico pequeno geralmente  chamado "penico do menino"...só os havia nas casas abastadas, nas outras o penico era um luxo...

Faiança em barro vermelho. Esmalte  lácteo com buraquinhos e arrepiados. Fabrico atribuído a finais do século XIX pintado à mão, motivo casario (?) típico à época ladeado de árvore e rodapé em esponjados, do outro palmeira e um ramo. Ainda filetes em azul: rebordo, abaixo deste e, sobre o pé. Asa elegante com frete ao meio.




Muita semelhança na pintura desta  minha bacia - falta-lhe a palmeira por falta de espaço (?)  em barro branco - curiosamente a bacia tem no tardoz um borrão que parece OAL.
 Atribuo o penico pela semelhança da taça a Alcobaça  atendendo ao formato da aba direita mais visível no tardoz, do casario em altura e do rodapé em aguada.



























Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...