quarta-feira, 28 de março de 2012

Outra vez os Caes de Fó

Cães de Fó em porcelana chinesa. Marcados com numeração, seguramente mais de 50 anos.A maioria trazida por gente que viveu em Macau. Ciclicamente aparecem...como tudo, há medida que as pessoas desaparecem desta vida, os familiares vendem o espólio ao desbarato...porque os compradores entram para o ver, a estratégia é apreciar aquilo que não gostam em detrimento das coisas boas. Os vendedores desesperados para fazer dinheiro e verem-se livres instigam, então não quer tudo?...naquilo o comprador do recheio diz "olhe dou-lhe X, por tudo só para se ver livre"...A lábia da maioria é esta, fui um que me contou e noutro a ouvi contar a um amigo, por uma "tuta e meia" levam tudo e fazem bom dinheiro e ainda se gabam. Pois é !
Comprei-os na feira de Torres Novas. Irresistível não os trazer comigo.O colega fez-me um desconto, mesmo assim o preço, igual ao conjunto mais pequeno. Os outros foram muito baratos. Tive muita sorte.
Estes os primeiros que conheço em policromia cromática.
O macho identifica-se por ter a pata em cima do mundo, a fêmea tem a pata em cima do filhote.
Em família
Além destes, há tempos comprei outro conjunto em  azul turquesa médios que ofereci à minha filha, tal como os pequeninos que aqui estão na frente também os comprei para ela.

Soube há pouco que a Cerâmica Infante D. Henrique Lda em  Barcelos  reproduziram Cães de Fó em gesso - os  laterais na frente  - tinha o preço - 60 escudos.

Meus guardiões da casa!
Quando passo ao hall, sou instigada a imitá-los. Suar sons de rosnar, ladrar...béu, béu...gosto dos apoquentar!
O grande é o macho, o colorido a fêmea e o pequenito o filhote, assim os passei a classificar.
Na entrada
Os conjuntos a dois tons de azulado  e branco não vidrado são guardiões das fotos de família a preto e branco na sala.
Tenho visto outros do tamanho dos exemplares maiores em tonalidade de amarelo e até cor de tijolo.
Espero não perder a cabeça com mais compras de Cães de Fó.
A pergunta impoe-se, será que resisto à tentação???


Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...