sexta-feira, 16 de março de 2012

Velharias que comprei para a minha filha

   
Ao ver esta pequenita arca na feira de Oeiras, não pude deixar de a  comprar. 
Barata. Fez-me recordar a minha infância.
Quando nasci a minha avó materna Maria da Luz ofereceu-me uma em tamanho normal para começar a fazer o meu enxoval. Apesar dos trambolhões, ainda resiste. Vive numa das minhas casas, comprei-lhe uns pezinhos em madeira na feira de Tomar e serve para guardar a lenha para a lareira.As latinhas a debruar os cantos são verdes, talvez por isso me apaixonei pelo Sporting ao vê-la desde que nasci.

Usaram-se há 60 anos.Esta, possivelmente guardou segredos. Foi arrombada a fechadura. Tivemos de procurar uma chave que desse para a abrir e o meu marido fez-lhe o espelho que não tinha.Ficou igualzinha ao antigamente!


Forrada por dentro e por fora com papel ás flores, uma doçura. O tempo encarregou.-se de o desbotar por fora. Só o fundo e por dentro ainda resiste a traça antiga. 
Falta-lhe também o tabuleiro, ainda se vêem os suportes nos cantos.

Claro que achei logo que a minha filha a ia adorar. Não me enganei. Conheço bem o seu gosto!
Ainda comprei mais umas coisitas...
Comprei-lhe também este bule. Fez-me lembrar os do norte de África, feito por tuaregues.

Não resisti a este clarim em latão e cobre. Ainda pensei  que o poderia vender a bom preço. Ela gostou logo dele. Coisas e loisas que aguardam no seu quarto para depois apreciar na sua casa nova. Sim, a mansarda é tão pequenina que não cabe mais nada!

Um reparo em jeito de rodapé a um comentário que exclui por ser desagradável de uma tal Gertrudes Adosinda não sei das quantas...

Qualquer pessoa de bom gosto aprecia  objetos antigos numa casa minimalista, que é o caso da minha filha.
E, depois gostos não se discutem.Por isso somos todos bem diferentes.Isto para responder a uma intrometida que opinou com desagrado sobre o gosto da minha filha..."coitadinha saiu à mãe". Pois cara D. Gertrudes Adozinha não sei das quantas, não sei se é mãe. Eu sou e, tenho muito orgulho na minha filha. Tomara muita gente ter assim uma. Além de lindíssima,é  boa, generosa, inteligente. A quem ensinei  ter gosto pela cultura dos nossos antepassados. Pois só sabendo se pode avaliar seja o que for. Por isso o país tem solares e quintas ao abandono por falta de pais que não ensinaram os filhos como continuar a manter e preservar e, também no pior pela partilha na herança. Triste é ir a feiras e ver o espólio completo de casas cujos donos morreram...Molduras que estiveram anos na cómoda, rendas, linhos, porcelanas, pratas, ouro, tudo ali está. Porque alguns filhos só se preocupam com o dinheiro que está no banco. Fui bancária. O que me custou mais na minha actividade foi conviver com gente  que lhe tinham morrido os pais, os corpos ainda quentes e acorriam de rajada ao banco à procura da fortuna...
Os gostos são eclécticos.Há tantos blogs de todas as especialidades, por que raio se escandalizou com estas lindas ofertas que fiz para a minha filha.Faltou-me ao respeito e à minha filha também e, isso não lhe admito. Não desço ao seu patamar. SOU UMA SENHORA! 
Digo apenas, vá-se curar !

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...