segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Mostardeira da fábrica de Alcântara

Para os amantes da loiça da Fábrica de Alcântara . Mostardeira graciosa  ornada a florzinhas em tom rosa com dourados do tipo sopeira agarrada ao prato com colher de prata - também imitada por Sacavém mas sem a graciosidade dos pormenores das asas e do tamanho - esta maior...a colher em prata é minha  - achei que fica bem pela forma como termina no cabo.
Marca gravada na pasta Alcântara - Lisboa 5 J - Segundo o que li no  livro de José Queiroz produção a partir de 1897.
Comprei-a na feira do Montijo ao meu colega e amigo Santiago - sabe-se lá aos anos que anda com ela. Mais de metade da mercadoria nunca a expõe na banca, só nas feiras anuais.Nunca tinha visto outra assim igual - aparecem umas do género de Sacavém e outras em oval tipo terrinas - ironia do destino ontem em Algés vi uma  com a asa partida , sem marca decorada a filetes finos de resto igualzinha, e  outra em forma de  terrina com a colher em porcelana - também  nunca tinha visto. 
Hoje na feira da ladra encontrei esta  co marca na pasta sem tampa e com um cabelo por um euro... não resisti a mostra-la.

4 comentários:

  1. Que peça linda, parabéns! E obrigado por compartilhar conosco esta formosura.
    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Olá Fábio que alegria vê-lo de novo por aqui.
    Hoje na feira da ladra comprei outra sem tampa também Alcântara decorada a filamentos finos - esta completa e mais graciosa.
    Abraço
    Isabel

    ResponderExcluir
  3. São peças encantadoras, Maria Isabel!
    E com marca Alcântara da loiça decorada à mão!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Olá Maria Andrade - muito obrigada pela sua presença nos comentários e pelos elogios tecidos. De facto tive muita sorte.
    Beijos
    Isabel

    ResponderExcluir

Souvenir da Fábrica Cesol de Coimbra

Caneca da Fábrica CESOL de Coimbra anos 50. Pintura monocromática em castanho . Imagem de Nossa Senhora da Rocha dentro de um coração en...