Bacia degolada usada para a barba da VA (?)

Bacia degolada usada para  fazer a barba comprada na feira da ladra há tempos. Tem um cabelo.O esmalte é muito bom - parece porcelana de textura leve - apresenta dois "cabelos".
Branca de rebordo levantado e cantos cavados para o encaixe do pescoço.No rebordo ao meio apresenta dois orifícios feitos pelo dono(?) para supostamente a pendurar tal como se encontra em outra faiança nomeadamente pratos -, tenho vários, só com um orifício, aqui como a peça é mais pesada foram feitos dois.Tardoz da bacia com o poço -, na foto não se nota, o frete encerra dois círculos como foi hábito numa época na fábrica VA - possivelmente fabrico anterior à era do caulino descoberto em 1832  - elaborada nas muitas experiências com pó de pedra e outras - no entanto constata-se uma peça muito elaborada nos acabamentos .
 
  Museu Nacional Soares dos Reis Fabrico do Porto ou Gaia o covo  - poço - é diferente tipo bacia

Esta bacia encontra-se no Museu dos Biscainhos  . oval de rebordo gomado tipo bacia
Minúscula casa de banho na minha casa de província onde a expus a fazer companhia a navalhas da barba, penico a servir de floreira e claro, azulejos antigos, fora os que tenho para aplicar, falta-me tempo, porque como não gosto dos azulejos desta wc vou forrar as paredes com os que gosto a fazer  de quadros!


Comentários

  1. Muito interessante e lindo, nunca havia visto coisa igual, essa bacia é mesmo um encanto!
    bjs
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  2. Olá Tina. Muito obrigado pelo seu comentário. Esta partilha na mostra de objectos antigos em desuso enriquece todos.
    Bjs

    Isabel

    ResponderExcluir
  3. Esta peça maravilhosa que muito admiro e gosto, que por isso fui o primeiro a criar um museu do barbeiro e cabeleireiro no Apolo 70 em Lisboa, e penso alem de ter muitas tenho uma igual a esta exposta. parabéns
    Joaquim Pinto

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Joaquim Pinto pela cortesia da visita e pelo seu comentário.
    Isabel

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas