Faiança o norte Fervença ou Caminha (?)

Em semana de Pascoela  ainda a pensar em comer amêndoas  lembrei-me de vos apresentar este prato em faiança numa tonalidade policroma: rosas, verde e manganês ( nas hastes, muito fino, já tenho visto pinturas com este toque fino em manganês .Quando o vi prostrado num estaminé no chão  na feira da ladra palpitou-me logo o "copianço" do motivo  da porcelana Companhia das Índias  -, conhecida por família rosa. Esta decoração é a primeira que conheço pintada em faiança.
  • O prato apresenta-se decorado com filete rosa no rebordo e duplo do mesmo tom a contornar o fundo.Aba decorada a flores  a dois tons: rosa claro e escuro.Ramagens em verde desmaiado sendo as  hastes um fino filete na tonalidade manganês.
Ao centro o mesmo motivo floral em ramo de duas flores que nos transporta para uma estratificação quem sabe da flor do morangueiro vastamente usada na pintura de faiança em várias fábricas




Tardoz do prato evidencia o frete ter sido talhado "à cana".
Esmalte a fugir para o creme, apresenta arrepiados e buraquinhos que podem atestar fabrico no final do século XIX (?).

Não resisti a colocá-lo na parede da sala. Um senão, para o pôr tive de arrumar outro, uma técnica usada nos últimos tempos e não gosto nada!
Coloquei-o ao lado de uma travessa motivo casario atribuído o seu fabrico a  Vilar de Mouros ou Coimbra (?) pintada só a rosa, uma cor não muito usual.



Foi um prato muito usado, no entanto irradia uma beleza que me cativou.
Será o prato fabrico de  Fervença (?)ou Caminha?
O esmalte e palete de cores, sobretudo a finura do desenho e da ligação dos ramos é de minúcia, além do manganês ligeiro desbotado o que catapulta para fabrico provável de Fervença de uma determinada época que usaram muito os rons rosa, sobretudo na pintura de frutos ou Caminha?.
  • Certeza quase absoluta: Fabrico do norte

Comentários

  1. Lamento não saber dar-lhe pistas mas não resisti a comentar; o prato é lindo!!! Adorei. Muito obrigado pela partilha.
    Ana Silva

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Silva, muito obrigada pelo seu comentário.
    Sei que um dia chegarei a uma conclusão mais esclarecedora...digo eu, com fé!

    Um abraço
    Isabel

    ResponderExcluir
  3. Só sei lhe dizer que esta parede com estes pratos está linda,amei....
    Vim visitar e já fiquei ,estou a seguir...
    Lindo dia,beijos de luz

    ResponderExcluir
  4. Seja bem vinda ao meu blog Maria Selma.
    Muito obrigada pelo seu comentário.
    Retribuo votos de um excelente dia para si e os mesmo beijos de Luz
    Isabel

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas