quarta-feira, 28 de março de 2012

Outra vez os Caes de Fó

Cães de Fó em porcelana chinesa. Marcados com numeração, seguramente mais de 50 anos.A maioria trazida por gente que viveu em Macau. Ciclicamente aparecem...como tudo, há medida que as pessoas desaparecem desta vida, os familiares vendem o espólio ao desbarato...porque os compradores entram para o ver, a estratégia é apreciar aquilo que não gostam em detrimento das coisas boas. Os vendedores desesperados para fazer dinheiro e verem-se livres instigam, então não quer tudo?...naquilo o comprador do recheio diz "olhe dou-lhe X, por tudo só para se ver livre"...A lábia da maioria é esta, fui um que me contou e noutro a ouvi contar a um amigo, por uma "tuta e meia" levam tudo e fazem bom dinheiro e ainda se gabam. Pois é !
Comprei-os na feira de Torres Novas. Irresistível não os trazer comigo.O colega fez-me um desconto, mesmo assim o preço, igual ao conjunto mais pequeno. Os outros foram muito baratos. Tive muita sorte.
Estes os primeiros que conheço em policromia cromática.
O macho identifica-se por ter a pata em cima do mundo, a fêmea tem a pata em cima do filhote.
Em família
Além destes, há tempos comprei outro conjunto em  azul turquesa médios que ofereci à minha filha, tal como os pequeninos que aqui estão na frente também os comprei para ela.

Soube há pouco que a Cerâmica Infante D. Henrique Lda em  Barcelos  reproduziram Cães de Fó em gesso - os  laterais na frente  - tinha o preço - 60 escudos.

Meus guardiões da casa!
Quando passo ao hall, sou instigada a imitá-los. Suar sons de rosnar, ladrar...béu, béu...gosto dos apoquentar!
O grande é o macho, o colorido a fêmea e o pequenito o filhote, assim os passei a classificar.
Na entrada
Os conjuntos a dois tons de azulado  e branco não vidrado são guardiões das fotos de família a preto e branco na sala.
Tenho visto outros do tamanho dos exemplares maiores em tonalidade de amarelo e até cor de tijolo.
Espero não perder a cabeça com mais compras de Cães de Fó.
A pergunta impoe-se, será que resisto à tentação???


11 comentários:

  1. COM CERTEZA NÃO RESISTIRÁS, POIS SÃO MESMO UMA GRACINHA...AMEI!
    BJS
    tINA (sonhar e realizar)

    ResponderExcluir
  2. Olá Tina. Muito obrigada pelo teu carinho.
    Beijos
    Isabel

    ResponderExcluir
  3. Hummmm, acho que não....lol

    Beijos

    Ana

    ResponderExcluir
  4. Olá minha querida. Pois, já me conheces a maluqueira!

    Beijos

    Isabel

    ResponderExcluir
  5. Lindos. Como saber distinguir os mais antigos e os mais recentes para não dizer quais os verdadeiros e quais as cópias, não sei se posso falar assim.
    Eduardo

    ResponderExcluir
  6. Caro Eduardo muito me alegra a sua visita. Ora pois.
    Os cães de Fó antigos conhecem-se pela perfeição, pelo costado a fazer lembrar a crista dos crocodilos(?) o brilho, e o tardoz da base. Ainda se encontram nas feiras, de famílias oriundas de Macau, além de pessoas ricas que tinham na coleção preciosidades China.
    Acredito outras fábricas se encantaram nestas peças.
    Não sei se ajudei...
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Pois é amiga andei a ver alguns e fiquei baralhado com tanta variedade de desenhos ,tonalidades e formas para não falar em cores.Vi uns muito bonitos na banca do seu amigo na feira da ladra mas acho que são um pouco grandes mas apreciei os detalhes e hoje na Avenida vi mais e reparei que há bastantes diferenças, por baixo nada me diz pois não tenho referencias de marcas....mas entendo que quanto mais perfeitos na escultura e desenhos formando o pelo penso que será a melhor maneira que tenho de averiguar se efetivamente são bons ou melhores do que outros...Os preços é que são igualmente muito diferentes e nem sempre os mais trabalhados foram os mais caros...Vi uns verdes escuros muito belos e por si só diferentes dos azuis tradicionais. Vou vendo e pode ser que se me decidir opte por comprar uns e assim ser um bocadinho mais feliz
    Eduardo

    ResponderExcluir
  8. Caro Eduardo, ainda bem que regalou o olhar nos cães de Fó. Fiquei a sonhar com os verdes-, os imaginei em escuro, ou talvez em Jade, sendo a cor do meu clube o Sporting, fiquei no sonho a delirar.
    Alguns tem ia parte branca do fundo uma numeração impressa.
    Pois os preços são o que são nas feiras, na lei da oferta e da procura, a sorte é encontrar o bom a preço em conta-, mas nisso julgo seja capaz e os verdes serão interessantes pela raridade, sendo o azul turquesa o mais normal.
    Decida bem, pelo casal que lhe cative e prenda o olhar.
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!!! Ando há procura destes cães há muito tempo, por acaso não voltou a encontrar nas feiras onde vai? Sabe onde posso comprar réplicas? Muito obrigada
    gilberta.carvalho@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, Também tenho um e é maravilhoso, assim que o vi delirei e não exitei, comprei e ao preço de 1 euro. Julgo ser original pela perfeição. Também tinha interesse em adquirir uns turquesas. Onde poderei comprar em feiras? Se me puder dar uma dica agradecia. Bem haja.

    ResponderExcluir

Souvenir da Fábrica Cesol de Coimbra

Caneca da Fábrica CESOL de Coimbra anos 50. Pintura monocromática em castanho . Imagem de Nossa Senhora da Rocha dentro de um coração en...