terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Faiança espanhola variada e dúvidas ...

Ao entrar na 1ª feira do ano em Oeiras, no chão estava este prato, obviamente sujo, ao olhar para ele, algo me chamou a atenção.Centro,esmalte lácteo, sabia que tinha outro assim, ao pedir para ver o verso, senti que o vidrado era o mesmo.Dei a volta à feira, tive de o comprar.
Para a sua catalogação - Agradeço os comentários:1º da Maria Paula que tendo um livro da fábrica do Juncal gentilmente escreveu que pelo que lera não lhe parecia terem lá sido fabricados.
Quis a clarividência fazer-me enxergar!
Hoje ao abrir o blog deparo-me com o comentário da Marília, muito gentil, dignou-se enviar a foto do prato azul a um amigo entendido que afirma poder tratar-se de faiança espanhola de Talavera de La Reina.

Porém veio-me à baila uma conversa que na mesma feira tive com outro vendedor com um prato que me chamou a atenção por ser muito idêntico ao que tinha visto na entrada, tons castanhos escuros disse-me que era espanhol, Talavera. Confesso que desconhecia faiança.Passei a identificar, não volto a enganar-me.A decoração de Talavera é vegetalista e zoómorfica - pintura com animais - geralmente a pintura distribui-se por reservas.
Prato com esmalte láteo com pintura manual. Não se trata de "transfer-print" ("estampagem").Desenho avulso, quadriculado ao longo da aba em reservas compartilhado com rendas, flores,folhas e com um animal (pavão) ao centro. 
Tardoz  sem frete de esmalte liso assinado com as iniciais  B.A.F. 

Pode ser fabrico de Talavera ou Coimbra quando um oleiro se deslocou para a cidade.
Foi para um casal mui enamorado e  mui simpático.
Oferecia-a à Lena na feira das Caldas da Felgueira. Encontrei esta tacinha na feira da ladra. Gostei do azul e do motivo decorativo que me transportou para loiça espanhola pelo pássaro ao centro envolto em flores e reservas na aba e no tardoz da aba. Cerâmica nota-se o escorrido do vidrado.  Suspeita tratar-se de réplica do séc XVII da fábrica da Viúva A. Oliveira de Coimbra (?), porém havia o hábito de assinarem as peças, no caso o azul acho-o mais forte . Gostei de aqui a incluir .
 
Outro bonito prato de esmalte láteo com reservas e flor ao centro em monocromia azul.
O mesmo  na atribuição a fabrico espanhol (?), sendo as tonalidades diferentes e um com frete e outro não (?)
Com a ajuda preciosa de um leitor - Jorge Gonçalves afortunado que recebeu de herança de uma avó algumas peças de faiança espanhola e no interesse em a catalogar por ser azul encontrou um site de leilões um prato idêntico a este com as mesmas iniciais na aba do tardoz gravada que dita ser produção do século XIX em MANIZES junto a Valência com o valor estimativo de 200€ .

Deixo aqui o endereço do Museu que o mesmo me indicou   http://www.manises.es/manisesPublic/museo

Houve outros centros oleiros em Espanha de cariz importante tais como:


Faiança de Talavera de La Reina

 http://montalvoeascinciasdonossotempo.blogspot.pt/2011/01/ceramica-espanhola-talavera-de-la-reina.html


Faiança de Alcora - Valência


                                      Bacia degolada século XVIII? Palácio da Pena


Faiança de La Amistad Cartajena 
http://www.ceramicadecartagena.blogspot.pt/
 
Faiança de Triana em Sevilha 
Catalogo do Museu Cargaleiro em Castelo Branco
                                    Faianças da fábrica Pickman Sa Sevilha - La Cartuja
Pires e chávena assinada
Taça não marcada mas de proveniência espanhola na banca do A. Bacalhau pode ser Pickman Sa Zevilha  ou Puente del Arzobispo na Catalunha (?)

FALAUZA DE GRANADA
Pela frente a flor do morangueiro em azul, no tardoz assinado
V.C. Espanha - VALÊNCIA - comprei este prato na feira da ladra 

E,...outros centros oleiros a descobrir!
Agradeço especialmente à Maria Paula, Marília e Jorge Gonçalves do norte -  a ajuda preciosa para identificar estas peças. Fi-lo agora mais consciente. Fiquei contente
Bem hajam a todos pelas ajudas
Uma coisa é certa - atendendo ao formato do tardoz -  para  mim os dois pratos saíram da mesma olaria ou não(?).
Continua a pesquisa!

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...