quarta-feira, 16 de março de 2011

Prato de faiança de Coimbra (?)


Prato pequeno covo em esmalte cor de grão.
A decoração ao centro apresenta ornamentação polícroma  miúda de ramo de flores  em matiz avermelhado e azul alecrim com folhagem a dois tons. A aba em estampilha a castanho forte ornado a filete largo em amarelo ocre.

Comprei-o na feira de Setúbal juntamente com outro mais pequeno com um galo da fábrica Cavaco,vieram da mesma casa

Atribuo o seu fabrico aos finais do século XIX , inicio de XX.
  • O seu fabrico evidencia fabrico de Coimbra:
  • O tom do esmalte amarelado, o uso da cor azul alecrim, e a cor castanho forte da estampilha da aba do prato com o filete ocre pintado numa determinada época.

2 comentários:

  1. Olá Isa!

    Seja bem vinda, já estranhava a sua ausência:)

    O prato é muito bonito e o motivo central da decoração é, quanto a mim, invulgar.Parece-me não ser muito frequente a representação deste tipo de folhagem, a fazerem lembrar as folhas das palmeiras.
    Mas, o que eu invejo são os preços óptimos a que a Isa consegue comprar. Aqui pelo norte, com 5€, nunca compraria nada no género.
    Um abraço para si
    Maria Paula

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Paula
    Obrigada pelo seu comentário. Estive uns dias fora na terra. Por isso estranhou a minha ausência.

    De facto é como diz, a decoração não é vulgar, e o vidrado é extraordinário.
    Quanto ao preço, explico; foi num vendedor habitual, o prato estava todo partido, as faianças mesmo coladas com o tempo, sobretudo com o calor, abrem. O prato em muito mau estado, pedia 8€, já por ser cliente habitual, mesmo assim baixou para 5 porque lhe disse que me tinha enganado num relógio, convenceu-me que tinha corda a mais e afinal faltam peças...
    Em casa o meu marido colou o prato novamente, ficou bem apertado e aparentemente tem bom aspecto.

    Beijos
    Isabel

    ResponderExcluir

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...