terça-feira, 30 de novembro de 2010

Faiança variada de Coimbra

Mais um post sobre a faiança variada de Coimbra.

Lindo prato de Coimbra, comprado em Setúbal ao Sr António (GNR). Bem regateado, há qualquer coisa nele de fantástico.
Ao centro vaso com flores em policromia limitado ao covo por duplo filetes finos em verde ervilha, a aba com cercadura floral em policromia.
Herança do meu marido da sua avó Rosa.
Bacia e gomil, século XIX.
Estampagem por decalque em cor monocromática azul.
O meu sogro quando nasceu foi nela lavado.
Pequeno prato era da minha irmã que mo deu quando mudou para a sua casa futurista restilo minimalista.
Já aqui contei, tinha um carteiro que os comprava às velhotas no giro da entrega das cartas e dos vales da reforma e a ela ofereceu como "paga" pela compreensão e faltas ao serviço pelas muitas deslocações com um seu filho com leucemia aos tratamentos em Coimbra. No melhor, o miúdo salvou-se.
Decoração a estampa floral em cor monocromática vermelha  ao centro e na aba. Ao limite do covo duplo filete azul claro e no rebordo.
Este  veio de uma pensão que existia em Castanheira de Pêra onde a minha mãe ficava quando ia trabalhar nos Correios.Dizia ela que o salão tinha as paredes repletas de pratos. A dona deu-lhe dois exemplares, este é o meu, o outro foi para a minha irmã. 
Decoração delicada ao centro  envolta em dois círculos com flores em cor monocromática azul claro e na  bordadura com filete fino no inicio da aba e no rebordo recortado, uma caraterística de Coimbra na fábrica das Lages e,...
Este comprei-o à anos em Estremoz a um "cigano" tem um "cabelo". O prato ao centro apresenta um grande ramo floral em policromia, delimitado no covo por fino filete escuro e a aba por cercadura floral em vermelho, vastamente pintado em Coimbra.
Travessa oitava empenada, devido à temperatura da cozedura. 
Motivo central floral com flores finamente pintadas em vermelho com folhagem verde.A aba com cercadura floral em azul claro.
Pintura fina e bordadura azul em estampa na aba.
Taça com  motivo central floral  em policromia cromática, aba com cercadura em azul e ao meio do rebordo duplo filete fino em manganês
Graciosa

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...