sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Amostragem da fábrica do Outeiro em Águeda

Hoje vou mostrar algumas peças que tenho todas marcadas desta fábrica.
Em especial uma dedicatória à amiga aqui encontrada Maria Paula que se encantou por um prato que há muito postei e nela fez nascer o gosto por faianças e até comprou 2 exemplares.Espero que gostem!
Faziam-se também caçoilas de barro preto, ainda hoje usadas para assar a chanfana.
Um pormenor de um corredor da minha casa de província, conseguem descobri-la no meio de tanta quinquelharia??? O boneco na ponta com chapéu branco é loiça das Caldas do Bordalo Pinheiro.Esta foto é em especial para a Maria Andrade,amante de livros antigos com capa de couro. Os meus são recentes, alguns do tempo de estudante que quis guardar, tinham destino o lixo...
Já com tradição oleira em louça doméstica, a primeira expressão em Águeda, com o carácter artístico de faiança, surge nesta Fábrica do Outeiro com o recrutamento de alguns pintores da fábrica da Vista Alegre.
Os motivos mais característicos são:Galo, Rabieira, Pavão, Pagode Chinês, Ala Especial, Botaréu, Ágata, Século XVI, Motivos florais e aves exóticas, pintadas a verde e negro.Este exemplar de motivos singelos florais
Grande prato pintado à mão comprado na feira de Algés .


Exemplar pintado ao gosto do século XVII pavão ou pássaro?
Infusa julgo da última fase de laboração da fábrica.Vendi-a a um casal de Braga.



Exemplar decorativo pintado ao gosto do século XVII. Miniatura de um jarrão , ia para o lixo, espólio da mãe de uma amiga minha.


Caneca alusiva ao Minho
Vi noutra banca a infusa e mais 2 canecas.
Curioso nunca tinha visto tal decoração.
Fez-me lembrar um jogo da Majora dos trajes populares portugueses da minha infância.

Bacias  as maiores com mais de 30 cm (palanganas) usadas para servir a ceia, de onde toda a família comia.Exemplares recebidos de herança do avô do meu marido
Esta da avó Rosa
Esta herança do avô António
Comprada na feira de Oeiras com carimbo.O interesse nela foi por dois motivos
1º o formato, a fazer lembrar os verdadeiros "ratinhos", com o fundo mais estreito que o rebordo.
2º o motivo simplista floral.Comprada na feira de Oeiras.
Muitos pratos e malgas vi com tal motivo nas casas de avós
Achei este prato muito interessante numa reprodução da estampagem do "cavalinho",também pela bordadura do prato e por estar marcado "ÁGUEDA", comprei-o na feira de Algés. Muito raro este motivo desta fábrica aparecer nas feiras, é o 2º que vejo e na mesma cor, o 1º em Estremoz e era caríssimo!
Uma forma diferente e harmoniosa de apresentar este desenho tão comum de Sacavém

Adorei este prato pelo tamanho, no imediato fez-me lembrar a feira-da-ladra no início na década de 80, lá comprei um de sopa com uma esbeiçadela.
Tenho com o mesmo motivo uma caneca.

Foi-me oferecido pelo avó António do meu marido no meu aniversário dos meus trinta anos.Durante o almoço que ofereci em minha casa, perante a família, todos ficaram estupefactos.Disse, dou-te este prato porque sei que dás valor e quando eu morrer e olhares para ele vais por certo lembrar-te de mim... verdade. A minha cunhada ficou roída de inveja.Comprado para a boda de casamento da minha sogra em 1950. O velhote de olho azul era demais!
Ao lado outro grande prato com flores,igual ao primeiro com que começo o post, um nadinha mais pequeno, na feira de Setúbal.

Conjunto de Jarras trilobadas.Feira da Costa, a vendedora deu-me uma que está colada e falta um bico, não me recordo quanto paguei porque nesse dia perdi a cabeça com o meu marido, comprámos mais peças. Gostei da tonalidade azul, também o fascínio que estas peças em mim criam desde miúda quando conheci umas miniaturas da vista alegre, lindíssimas.
Segundo o parecer de apreciadores, comparativamente à faiança de Coimbra e Alcobaça, a louça de Águeda tem um desenho de traço singelo, porém rico, usando uma paleta de tons suaves e variados, que a torna preferida e característica.

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...