segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Amostragem variada do nosso Cantão Popular


Comprei-a neste último sábado na feira-da-ladra, foi a Marília que a descobriu na banca, tive um bom desconto por sua intermediação.
Vai embelezar a minha chaminé na casa de província onde acabei por reunir a minha pequena colecção. Pela espiral no berlicoque da tampa pode ser fabrico de Coimbra (?)

Um pormenor com uma azeitoneira gomada e dois pratos.
Na quina do balcão 2 alcatruzes, quem se lembra deles ainda nas noras?
Na abertura do balcão a luz do candeeiro grande da minha cozinha.Gosto particularmente deste recanto, que dá à casa uma bivalência intimista de partilha com as pessoas que estão à lareira e as que estão na cozinha.
Nesta parede uma travessa quinada, a minha peça de cantão popular mais antiga, o Luís tem uma muito parecida com ela. Prato e travessa de S.Roque Aradas.


Esta linda taça é pertença do seguidor deste blog Luís M que gentilmente a enviou para enriquecer o post sobre o cantão popular, marcada S. Roque Aveiro.

A minha chaminé a contar de cima o prato marcado da fábrica Lusitânia, ao meio uma travessa oval pintada num tom de azul mais escuro, muito raro aparecer nas feiras, esta tonalidade, não é a minha favorita, pratos e tacinhas, uma pequena azeitoneira. No rebordo de madeira da lareira uma malga julgo século XIX possivelmente de Gaia, um covilhete em loiça azul chinesa, ainda uma caneca inglesa e uma malga mais recente.
Outra panorâmica da chaminé e da sua envolvente.

Prato sem marca encantador pelo desenho minimalista estratificado do Cantão, muito raro aparecer nas feiras.
Gosto em particular desta versão de cantão popular-, muito minimalista, contemporâneo, que se atribui a erradamente a Miragaia (?), que também pintou este motivo, mas muitas outras fábricas também.

  • Este prato é da fábrica "Cavaco" marcado com 15 cm de diâmetro.

Prato foi-me oferecido pela Marília é da fábrica "Pinheira" na zona de Aveiro. 
Curiosamente este motivo é copiado não de um prato chinês mas sim de outra fábrica do norte, Miragaia. As bolinhas em arco foram pintadas em tons azul mais claro por Miragaia.

Este prato é pertença de um seguidor deste blog Luis M que amavelmente enviou fotos para enriquecer este post sobre o motivo cantão popular. Assinado Cavaco - Gaia da mesma época que o meu pequenino, este tem um diâmetro de 28,5 cm




Este prato comprei-o na feira de Belém . Pela textura da massa parece ser de fabrico do inicio do século XIX. Atribuo fabrico a faiança de Coimbra ou Caminha (?)Interessante é quando olhei para ele, algo me prendeu à atenção!
Primeiro a bordadura , algo estranha geralmente em flores e rendas, aqui em rabiscos tipo "L" invertidos e traços direitos.
O motivo central numa imaginação de um pagode com traços a imitar os templos romanos. O salgueiro em esponjados ligeiramente inclinado típico da pintura Coimbrã
As pombinhas tipo "C"
Fabrico início século XIX .A cor do azul alecrim e o esmalte cor de grão entram na decoração de Coimbrã e também na de Caminho.

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...