quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Máquina de costura antiga com tampa



Comprei-a em Almada numa daquelas casas dirigidas por antigos toxicodependentes, não sei o nome. Compram e recebem tudo o que as pessoas não queira. Sobretudo quando morrem, os herdeiros vendem tudo ao desbarato. Restauram e depois vendem. Só que agora já aumentaram os preços. Eu apaixonei-me pela máquina. Lembrou-me no imediato a máquina da minha avó Piedade que era uma bordadeira de mão cheia. Fez o seu enxoval em bordado Rechelieu, tenho algumas peças.
Adorei-a porque nunca antes vira uma igual. Atenção à tampa, geralmente vêem-se tipo pepino em cilindro,esta tem quinas. Na gaveta ainda tinha linhas e a lata do óleo. Vê-se que teve muito uso. Funciona. 
Em cima do pedal jaz um placa de xisto para decorar a fachada da casa com o dístico " Casa Coimbra".
Lembro que tive de engendrar um plano para a comprar. Onde a punha? Era altura de ir com o carro fazer a manutenção para ir à inspecção, a garagem estava livre nesse dia. Assim foi, entregaram-na nesse dia, o meu marido quando deu conta, estava a compra consumada.

Cadeirão anos 50 em madeira



Cadeirão em madeira com motivos de corações. Fazia parte do mobiliário da sala de visitas da casa dos meus pais. Lembro as molas serem muito duras. Foi vendida a mobília e muito mais tarde recomprada novamente. Pena que na altura só já existia o cadeirão grande e um pequeno, eu fiquei com o grande a minha irmã com o pequeno. Restaurei-o. aqui na margem sul.Decora a sala do 1ºandar da minha 2ª casa.

Fábrica Constância das Janelas Verdes, Lisboa

Prato da minha coleção

Comprado na feira da Costa de Caparica a um jovem. Foi o mais caro até hoje...
Em excelente estado de conservação.
Magnífico pela antiguidade.
Marcado pela da fábrica das Janelas Verdes


Terrina e travessa da minha amiga Bia


Faianças variadas de Coimbra (?)

Prato pintado em cor monocromática azul, decorado ao centro com um par de corações rodeados de flores, a aba decorada a corações estilizados pequenos e grandes e lágrimas, o rebordo debruado com filete fino. Fabrico início século XX (?). 
Prato comprado na Ladra a bom preço, mal lhe toquei fiquei com ele nas mãos, partiu-se por causa das aranhas e das diferenças de temperatura, supostamente anos a fio pendurado em parede húmida e no estaminé ao sol, o mais provável. Fabrico dos finais do século XIX, início de XX (?).
 
Palangana pequena 

 palangana séc XX vendi à minha amiga Guilhermina

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...