sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Altar de souvenirs de locais de culto...



Comprei a prateleira comprida na feira de Oeiras .
Apreciei a antiguidade, fragilidade , logo me lembrei como ficaria bem por cima do meu oratório na casa de província. Assim foi, gosto do conjunto com o crucifixo engalanado por mim em jeito de imitação como vi na televisão na zona de Braga.
Na prateleira uma Senhora de Fátima e o Sagrado Coração de Jesus ornados a rendas,claro que antes lhes comprei as coroas, sempre fui vaidosa nos adornos... adoro enfeitá-los... ladeados por souvenirs de vários locais de oração ....ainda um Cristo estilizado que comprei numa feira de artesanato, no canto direito um ícone que a minha irmã me trouxe de um dos países de leste....gostaria que fosse a Virgem Negra...mas não me parece!

2 comentários:

  1. Que harmonioso conjunto de peças aqui nos mostra, Maria Isabel! Tem um ar tão naif, retrata tão bem a simplicidade da religiosidade popular... Gosto muito da maneira como enfeitou o crucifixo, que aliás já tinha visto noutro post seu, ficou literalmente divinal.
    Toda a composição lembra-me uma instalação destes artistas mais modernaços, tipo Joana Vasconcelos, que vi há tempos no CCB e vêem-se muito nos museus de Arte Contemporânea - objectos usados, do quotidiano presente ou passado, que adquirem um novo sentido , estético e conceptual.
    Muito bom mesmo!
    Bjs.
    Maria A.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Maria A. pelo seu eloquente comentário.
    Deixou-me estarrecida. Adorei!
    Possivelmente estarei a redescobrir-me, nunca apreciei arte contemporânea, nada mesmo, e não é que pelo que parece levo laivos?
    Sempre tive jeito de reciclar, dar vida a tudo o que está posto de lado, mesmo junto a caixotes do lixo..sou terrível, tudo me dá jeito para inventar, criar, dar nova vida. Curioso, porque em muitos objectos virados "novos" que eram da minha mãe, esta quando reparou neles os quis de volta...aí tive de me impor...e fazer valer os meus galões de criadora!
    Beijos
    Isabel

    ResponderExcluir

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...