terça-feira, 12 de outubro de 2010

Medidas de capacidade de antigamente



Alqueire, meio alqueire, selamim...quem sabe o nome dos pequeninos que serviam para vender os tremoços...onça?
O primeiro, o alqueire, com pegas era pertença da minha Titi
O meio alqueire era do avô do meu marido
O selamim mais pequeno não está aqui, mas sim na casa rural e foi-me dado pela minha prima Júlia
Os pequeninos não resisti a compra-los numa feira de Setúbal por 5 €

6 comentários:

  1. São muito bonitos. Eu também ainda aprendi os pesos e as medidas, mas já me esqueci de tudo.

    É impressão minha ou apresentam uns buraquinhos do Caruncho?

    Se já não o fez, aplique-lhes cuprinol, que mata os bichos todos e depois ponha-lhe cera.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Ola Maria Isabel, finalmente consegui ver os posts, tambem andava meio "às aranhas" pois via-os no painel de actualização do blogger e quando tentava aceder à pagina aparecia uma mensagem de pagina não existente...já estava a ficar tristinha!!! :-(
    Mas pronto, cá estou eu a admirar as medidas antigas... tenho umas em mau estado que eram da loja da minha mãe ( fechou em 73/74)... tenho que as recuperar urgentemente senão desaparecem mesmo, isto se a minha mãe ainda não as atirou para o lixo, farto-me de "espernear" mas a idade (78 aninhos)é um posto e lá em casa não mando mesmo nada!!! lololol

    Beijinhos Isabel

    Marília Marques

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos Luís e Marília

    Tomei nota do Cuprinol para passar na madeira, não sabia que era este o produto, obrigado Luís.
    Para a Marília quero dizer-lhe que o selamim, que não está aqui na foto é a medida entre os pequeninos e o médio, está na minha casa rural, foi-me dado por uma prima em muito mau estado, recuperei-o e agora tem dentro missais ao alto por baixo de uma mesinha alta...tenho de lhe tirar uma foto

    Beijos
    Isabel

    ResponderExcluir
  4. Bonitos Maria Isabel.
    Também a minha casa de aldeia foi entreposto de produtos nos finais do século XIX a virar já para o XX, e dessa altura ficaram-nos também instrumentos semelhantes, e sempre lhes acho uma graça!
    Mas a minha família parece não lhes ter achado a mesma graça, pois, ou foram colocados no lixo ou esboroaram-se graças ao caruncho! Sobram talvez duas peças, o alqueire e o meio alqueire.
    Se realmente estas peças estão atacados por xilófagos (deve haver algo de serrim próximo das peças, junto aos orifícios) deverá tratar delas quanto antes, sob pena de ver outras peças da sua casa infestadas!
    Terá de adquirir ou Cuprinol ou outro qualquer produto que sirva para eliminar xilófagos, há vários no mercado. Evite adquirir o que vem em aerosol pois a minha experiência tem-me mostrado que é uma perda de tempo, ao invés, adquira-o em líquido.
    Compre também uma seringa com a respectiva agulha e vá injectando em todos os buraquinhos que vir. Depois, encharque as peças bem com o produto, fazendo uso de trincha, e envolva em película aderente ou outro qualquer plástico, feche bem, o mais hermeticamente possível, e esqueça-se delas durante algumas semanas. Deverá repetir o tratamento sobretudo quando estes insectos estão mais activos, o que sucede sobretudo no início da Primavera.
    Manel

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Manel pelo seu comentário
    Já tinha tomado nota do Cuprinol pelo Luís, vou preceder assim como disseram, para os preservar.
    Adoro fazer-vos recordar de objectos quase ancestrais afinal tão vulgares na nossa infãncia e que na actualiodade...quase já não existem.
    Beijos
    Isabel

    ResponderExcluir
  6. Alguém sabe o nome das medidas todas?
    Era o alqiere, meio -alqueire, quarta, oitava.

    Podem responder por favor para sougus@hotmail.com

    Agradecido a todos.

    ResponderExcluir

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...