terça-feira, 7 de setembro de 2010

Mandarim (?) da Companhia das Indias

  • Prato em porcelana da China século XIX. Formato côncavo como se fosse covilhete.
  • Decoração graciosa com uma miscelânea de borboletas, pássaros e flores dividida por finos filetes laranja  no limite do covo e no rebordo, sendo o fundo em branco e da aba em verde.
  • Tardoz esmalte acinzentado(?).
Um achado, encontrei-o por mero acaso na feira da Ladra, tinha sido partido nas arrumações das feiras, a banca tinha o espólio de uma casa, até arrepiava de ver...
Já o restaurei na aba com massa, neste momento praticamente já nem se nota, com a pintura. 
A foto não dá a dimensão da sua originalidade - é uma beleza, a pintura manual.
Fabuloso.


3 comentários:

  1. Oh Isa, o prato é fabuloso!
    Sabe que descobri há pouco tempo, que se clicarmos em cima da fotografia, com o botão esquerdo do rato,a foto amplia-se e permite-nos, claro está, ver outros pormenores.Fiz isto com este seu prato.As borboletas são simplesmente magníficas. Fazem-me lembrar, as que o meu pai caçava em Angola,com mil cuidados e que posteriormente encaixilhava. Hoje acho isto completamente bárbaro, mas na época era moda.Mas... desviei-me por completo do que me trouxe aqui, que foi unicamente para lhe dizer o quanto é bonito o seu prato.
    Abraços
    Maria Gabela

    ResponderExcluir
  2. Olá Isa
    Já percorri cerca de metade dos seus posts, alguns já tinha visto, mas não encontrei o tal que fala de Gondramaz. Diga-me mais ou menos o mês desse post. Entretanto voltei a ver as suas colecções de faianças e tem realmente muitas e boas peças.
    Quanto a este prato, é muito bonito e foi bem restaurado pois mal se nota que foi colado. Tenho vários do género, Mandarim séc. XIX e XX e sabe o que eu faço para disfarçar esbeiçadelas nestes pratos muito coloridos? Dou-lhes uns toques de verniz das unhas naqueles tons. Disfarça bem e dá um bom acabamento às faltas de pintura e vidrado.
    Um abraço
    Maria A.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Maria Gabela e Maria Andrade, é sempre gratificante ler os vossos comentários

    Maria Andrade, tenho dois blogs,habitualmente escrevo neste

    http://quintaisisa.blogspot.com
    Beijinhos
    Isabel

    ResponderExcluir

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...