Loiça inglesa no motivo cantão

Adorei-a quando a vi na feira da ladra, a vendedora pedia 70 €...
No dia a seguir rumei até à feira de Oeiras a julgar que ainda a poderia encontrar, debalde não estava lá. Almocei em casa e de tarde fui até à Costa, encontrei-a!
Fizemos negócio com 3 peças, a terrina, um pratão e umas floreiras,sinceramente nem me lembro quanto pagámos, tal o entusiasmo.
Amei o pormenor do bicho no cimo da tampa, por dentro é magnífica, não tem marca, possivelmente estaria na travessa.
Faz conjunto com uma travessa grande igual inglesa, a minha filha também gostou imenso da aquisição. 
Mais tarde vi uma igual marcada - inglesa.


Comentários

  1. Isa!
    Chegou a minha vez de ter invejinhas...
    Linda esta sua peça.
    Bom regresso ao trabalho.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Linda! Linda! Linda! Uma vez mais vou declarar-me "Apaixonada por este motivo".... A peça é mesmo meuito linda! Parabens Isa.

    Beijinhos

    Marília Marques

    ResponderExcluir
  3. Olá Marília
    Obrigada pelos seus comentários
    O motivo da estampagem é de facto muito lúdico,amoroso, muito porque o Luís teve a ideia de nos relatar a sua lenda no Velharias A partir desse conhecimento para mim passou a ser mais interessante continuar a adquirir peças e mais peças, esta em especial acho-a uma delícia, uma ternura
    Beijos
    Isa

    ResponderExcluir
  4. Olá M Isa
    Tenho seguido o seu blogue e o do Luis porq também sou uma apaixonada por cerâmica. A sua terrina é de facto muito bonita e parece-me ser de fabrico inglês, é o chamado "willow pattern". Tenho uma travessa com o mesmo motivo, tanto quanto consegui ver, e é de Staffordshire, da fábrica de John Meir & Son, que esteve em laboração até 1890.Tem exactamente os mesmos motivos e na mesma posição: a longa vedação, as duas pombas, a ponte com as três figuras, o palácio... só me surpreende a sua não ter marca.
    Maria Andrade

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Maria Andrade pelo seu comentário
    Assim é como realmente diz, pena a minha não ter marca, apenas um furinho na tampa por dentro no sítio da pega, indício característico
    em peças de louça inglesa.
    Também tenho uma grande travessa inglesa com este motivo aqui neste blog postada e cópias de Massarelos e Sacavém
    Apareça sempre
    Isa

    ResponderExcluir
  6. Como está Maria Isabel?
    Cá venho eu, regressado de férias e meio triste por não poder continuar nelas!
    Mas a vida é mesmo assim e se fosse demasiado boa daria até para desconfiar ... como diz o ditado, "quando a esmola é grande o pobre desconfia!".
    Este seu prato coberto será quase seguramente inglês.
    Possuo desde há anos um semelhante, com excepção da pega da tampa que não é tão bonita quanto a da sua, e que o vendedor me assegurou ser inglês, ainda que não apresente marca.
    Claro que desconfio sempre da lábia de vendedores de juízo apressado e com mira no lucro rápido, e gosto de confirmar, que não vou cá em cantigas do "diz que disse", mas acontece que tenho alguma confiança no dito senhor, que, além disso, é meu conhecido de longa data, e, posteriormente, encontrei pratos cobertos semelhantes no site "Rubylane", ostentando origem inglesa. Assim, haverá grande probabilidade da sua peça ser inglesa. Que é lindíssima, disso não se livra! hehehe
    Manel

    ResponderExcluir
  7. Caro Manel
    Que bom sentir que regressou de férias, confesso já tinha saudades dos seus comentários
    De facto por dentro da tampa tem um orifício que é habitual em loiça inglesa,tenho algumas peças, é muito delicada , a vendedora vendeu-a como se fosse de Sacavém...curiosamente nos últimos anos andam a aparecer novos vendedores desempregados que nada sabem, ao principio compramos boas peças e em conta, mas rapidamente se apercebem e as encarecem Valorizam imenso Sacavém, quando na verdade foi uma fábrica sem grande tradição na pintura artesanal, mas sim nas cópias e estampagem...
    Beijos
    Isa

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. meu email motardxf@hotmail.com vendo peças a bom preço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas