quinta-feira, 1 de julho de 2010

Fogareiro a petróleo



Estava muito velho
Um dia em Odemira encontrei uma lojinha que na montra tinha vários modelos adaptados a candeeiros
Falei com o senhor e lá levei o meu
Preparou-o e aqui está a decorar um quarto no r/c da minha casa de província em cima de uma mesinha de cabeceira que foi do meu bisavô Elis e a cama de ferro era da minha avó materna, muito andou às costas quando a minha mãe estudou
O globo redondo foi adaptação minha, era do candeeiro do quarto habitual da minha filha, que tirou e eu para ele não se partir adaptei-o lá
Quando me canso renovo com outro tipo de chaminé

2 comentários:

  1. Isa
    Parabéns pelo se candeeiro. Deste género, é dos mais bem conseguidos que já vi.A forma arredondada da campânula ou globo (não sei o nome correcto)está em perfeita harmonia com o fogareiro.
    Quando deu era criança havia um igual em casa dos meus pais,que só era utilizado para aquecer o leite fazer-se o café do mata-bicho (pequeno almoço) e lanche. Almoço e jantar eram feitos num grande fogão a lenha.
    Um abraço para si. Vou continuar a ver as suas bonitas peças.
    Maria Gabela

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Maria Gabela
    De facto o fogareiro também faz parte das minhas vivências de miúda, lá em casa havia um, após o falecimento do meu pai tinha 15 anos, a minha mãe trabalhava nos CTT e na altura tinha de se deslocar a outras estações nas redondezas para trabalhar.Assim uma dessas vezes mais prolongada passei-a em Albergaria dos Doze, ficamos a viver no andar de cima da estação, eu e a minha irmã é que cozinhávamos e só havia um fogareiro destes...foi uma experiência incrível associada com as caminhadas ao longo da linha de caminho de ferro até ao túnel
    Foi bom recordar!
    Beijos
    Isabel

    ResponderExcluir

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...